Princesa, a ariranha do Zoo Quinzinho de Barros faz 21 anos
Princesa é uma linda ariranha que mora no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. Não bastasse toda beleza e graça, a Princesa tem grande importância para a espécie. Pois ela, que completou 21 anos no final do mês passado, é o indivíduo mais antigo do programa de conservação de sua espécie em todo o Brasil.
E, para comemorar seu aniversário, que foi dia 28 de junho, o recinto da Princesa foi todo enfeitado com bexigas rosas e roxas e a mensagem de parabéns afixada no vidro. Para simular o bolo, anéis de madeira, envoltos em bambu, foram amarrados com sisal. Dentro dos anéis, foi colocado pescoço de galinha e, apenas para enfeite, flores e folhas de hibisco. Já, por cima do bolo, dando um toque final, foi acrescentado um peixe tilápia, um dos pratos preferidos das ariranhas.
Natural da América do Sul, a ariranha habita córregos e rios, principalmente na Bacia do Rio Amazonas e no Pantanal, e se alimenta, majoritariamente, de peixes. Na natureza, sua expectativa de vida é de 8 a 15 anos. Algumas das principais causas que as ameaçam são a destruição de seu habitat, contaminação das águas por metais pesados e a caça ilegal.
Princesa nasceu no Zoológico de Brasília (DF) e reside no Zoo de Sorocaba desde abril de 2004. Classificada como vulnerável, a espécie está incluída no Programa de Manejo de Espécies Ameaçadas, do qual o Quinzinho de Barros faz parte.
Se quiser conhecer esse simpático animalzinho, o Quinzinho de Barros fica aberto de aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. O zoo fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Os ingressos custam de R$ 4 a R$ 8. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência são isentos de pagamento do ingresso. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)