Cambará

Por Cruzeiro do Sul

Cambará no Jardim Botânico de Sorocaba

Nome científico: Moquiniastrum polymorphum
Família: Asteraceae

O cambará é uma árvore nativa que ocorre nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. É facilmente encontrada nos parques e áreas verdes da nossa cidade.

Seu porte é pequeno, atingindo de 5 a 10 metros de altura e, embora não seja uma árvore muito grande ou com flores coloridas, chama muito a atenção de quem a observa por duas características: seu tronco tortuoso, com uma casca bem grossa e cheia de sulcos (veja na imagem) e suas folhas prateadas. Na verdade, suas folhas são verde na face de cima, mas é o tom prateado da face de baixo que chama a atenção.

Sua madeira é famosa por ser muito pesada, dura e resistente. Dizem que não é fácil cortar essa árvore e, ao golpeá-la com um machado, chega a produzir faíscas devido a sua dureza.

Bom mesmo é sempre preservá-lo, pois, além de servir de abrigo para os animais, proteger o solo das florestas, fornecer sombra e ar fresco, o cambará também é importante para as abelhas, que gostam muito de visitá-lo. As abelhas produzem um mel de excelente qualidade a partir do néctar das flores do cambará.

Curiosidade: O cambará é uma planta da mesma família das margaridas, girassóis, camomila, entre outras.

Quer conhecer um cambará de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba!


Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita


Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba