Saíra-amarela
Nome popular: Saíra-amarela
Nome científico: Stilpnia cayana (Linnaeus, 1766)
A nossa ave de hoje é uma espécie que pode ser encontrada em praças e quintais de Sorocaba. Trata-se da saíra-amarela, também conhecida como saíra-de-cara-suja.
A saíra-amarela possui o corpo na cor amarelo dourado, com uma máscara negra que desce pela sua garganta e colore toda a sua barriga. Suas asas apresentam uma coloração verde amarelada brilhante. Mede cerca de 15 centímetros. A fêmea tem a cor mais pálida e não apresenta a máscara de cor negra.
Essa pequenina ave habita matas abertas, áreas de cultivo, matas ciliares, parques e jardins e costuma viver em pares ou em pequenos grupos. Sua alimentação é composta por frutos e insetos, como cupins e vespas. Pode frequentar árvores com frutos maduros e até bebedouros açucarados, como os beija-flores.
A fêmea é responsável pela maior parte da construção do ninho, que é feito em formato de taça, com folhas, raízes e capins, e é colocado em árvores baixas e isoladas. Durante o tempo em que a fêmea choca os ovos, o macho se mantém por perto do ninho, por vezes até alimentando a fêmea e os filhotes.
Faça sua parte
Como a saíra-amarela alimenta-se, principalmente, de frutos, ela pode contribuir para a dispersão de sementes de muitas espécies de plantas. Por isso, é importante que as pessoas plantem mais árvores frutíferas em quintais e praças para que essa linda ave sempre tenha o que comer, ajudando a mantê-la em nossa cidade.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)