Pula-pula
Nome popular: pula-pula
Nome científico: Basileuterus culicivorus (Deppe, 1830)
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse pequenino passarinho -- mede cerca de 10 centímetros -- que vive em nossas matas aqui em Sorocaba: o pula-pula? Seu corpo é todo amarelo por baixo e oliváceo por cima. Possui uma sobrancelha esbranquiçada, com uma listra fina negra por baixo e por cima, como se tivesse usado um delineador de maquiagem.
No topo da cabeça, que é cinza-escura, é possível observar umas penas alaranjadas ou avermelhadas (chamamos essas penas diferentes de píleo). A face é cinza e a cauda olivácea (costuma ficar com ela empinada para cima). Já os pés são relativamente longos.
Como o próprio nome já diz, o pula-pula é uma ave que não para quieta, sempre se deslocando de um galho para outro. Pode ser encontrada em ambientes florestais, como matas úmidas e secas, em capoeiras e cerradões, sempre próxima ao solo ou no sub-bosque (meia altura). Alimenta-se, principalmente, de pequenos insetos.
Faz um ninho em forma de tigela, próximo ao chão (ou no chão mesmo) no meio da vegetação, usando capim fino e, no interior, forra com cortiça. Põe de dois a três ovos brancos, com pontinhos nas cores azul acinzentado e roxo espalhados e também concentrados em uma espécie de coroa.
Faça sua parte
O pula-pula é uma ave florestal, então, precisamos conservar nossas florestas e plantar, ainda mais, árvores para que ele sempre possa ter lugar para morar em nossa cidade.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)