Autoconfiança, amor próprio e coragem
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
O leão é um animal rodeado de simbologias e mitos que se manifestam em diversas culturas e aspectos. Na psicanálise, por exemplo, o leão representa a força e a autoridade; na mitologia egípcia é um antigo símbolo da ressurreição, onde há inclusive a figura da Esfinge com uma cabeça humana e o corpo de um leão. No simbolismo medieval, esse animal remete à força e coragem. Já no xamanismo o leão é evocado para a cura da baixa auto estima, visto que sua imagem reflete força, vitalidade e autoconfiança.
E é esse majestoso ser que protagoniza a história “Os reflexos de Henriqueta”. Numa savana distante, um velho leão morre, deixando sozinha a projeção da sua imagem. Entediado e solitário, ele resolve procurar alguém em que ele possa se ver refletido novamente. Patos e flores não lhe despertam interesse, ele busca algo a mais. Depois de muito procurar, chega a casa de Henriqueta e a vê pela janela, se arrumando para mais um dia de aula. Era isso! Uma menina como ela é que o leão buscava!
Decidido a se tornar o reflexo de Henriqueta, o animal a espera do lado de fora da casa e assim que a imagem da menina se projeta numa poça d’água, ele pula sobre o reflexo, o substituindo.
Na escola, Henriqueta sente que algo está diferente: “Como estou feroz essa manhã”, diz a si mesma. Outrora tão introvertida, agora ela não tem mais medo de falar em público, ou de brincar como tem vontade.
Tantas mudanças e autoconfiança causam muito estranhamento, até mesmo para a própria criança, que duvida da nova identidade, e passa então a procurar seu antigo reflexo.
Publicado pela Pequena Zahar, “O reflexo de Henriqueta” é vencedor do Prêmio Opera Prima na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha em 2022. Marion Kadi é uma artista que se dedica a criar obras originais para diversas mídias e pela primeira vez publica um livro como autora e ilustradora. Marion inclusive diz que seu reflexo também é o de um leão.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil