Embaúba
Nome científico: Cecropia sp
Família: Urticaceae
Com certeza você já encontrou uma embaúba por aí. Mas, se essa planta nunca foi apresentada a você, é provável que ela tenha passado despercebida. Por isso, vamos apresentar essa árvore especial e, da próxima vez que a encontrar, tendo olhos atentos, você vai reconhecê-la.
As embaúbas são árvores do gênero Cecropia. Existem várias espécies de embaúba. São todas muito semelhantes entre si, possuindo troncos finos, copa esparsa e folhas grandes, de formato bem típico (veja na foto). Elas se destacam na paisagem de uma floresta, pois o tamanho e a cor prateada da parte de baixo de suas folhas chamam a atenção.
Essas árvores são especiais por diversos motivos, podendo ser consideradas verdadeiros símbolos de resistência na natureza.
Quando uma floresta, infelizmente, é degradada, suas sementes que estavam dormentes no solo germinam, pois elas necessitam muito da luz do sol. Assim, e por não serem muito exigentes, elas crescem rapidamente na clareira, ajudando na recomposição da floresta e, por ter ciclo de vida curto, ao morrerem, devolvem nutrientes ao solo, contribuindo mais uma vez para melhorar as condições de um ambiente degradado.
Além disso, suas folhas e frutos servem de alimento para muitos animais, como aves, gambás, macacos, bicho-preguiça, entre outros.
Ao caminhar pela cidade, observe as áreas verdes. Você certamente encontrará muitas embaúbas! E, se quiser observar a árvore mais de perto, visite o Jardim Botânico de Sorocaba, pois há muitas embaúbas por lá.
Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba