Escritoras sorocabanas lançam livros com temática infantil

"A menina da mancha" e "A moto dos gatinhos" já estão disponíveis para a garotada nas livrarias

Por Thaís Marcolino

Maria Estela Modena se inspirou na própria história de vida...

Nós sempre falamos aqui no Cruzeirinho da importância da leitura para as crianças. Desta vez, a dica é de dois novos livros que estão disponíveis e foram feitos especialmente para a idade de vocês: “A menina da mancha”, de Maria Estela Modena; e “A moto dos gatinhos”, de Verônica Smith. As duas escritoras são de Sorocaba e as obras foram lançadas recentemente aqui na cidade.

“A menina da Mancha” é inspirada na história da própria autora, a Maria. Ela nasceu com uma mancha, chamada de hemangioma, no pescoço. Perceber essa marca quando ela tinha apenas quatro anos foi um marco na vida dela. No livro, a personagem principal tem cinco anos e aborda, justamente, o momento em que se percebe essa mancha, chega a se achar estranha, mas depois passa a aceitá-la e se aceitar do jeitinho que é.

O lançamento da obra aconteceu no mês de julho, em uma livraria de Sorocaba. E teve muita gente legal por lá. A Alice Santos Oliveira, de apenas 3 aninhos, foi levada pela mãe, a Raquel Santos Oliveira. “A Alice nasceu com uma manchinha nas costas, mas que acabou sumindo. Levá-la para o lançamento foi bem legal porque reforçou o hábito da leitura nela”, contou a fisioterapeuta.

Durante o evento, a autora fez questão de conversar com os presentes. “Foi muito legal, foi uma manhã muito especial, contei sobre o motivo de criar esse livro e conversei com elas”, comentou Maria Estela.

Além da Alice, os irmãos Luís Otávio e Maria Valentina Maiello Bassani adoraram participar do lançamento. “Gostei bastante da parte que a Maria recebe a carta e da boneca Beatriz”, analisou o garoto de 10 anos. Já para a Maria Valentina, de 7 anos, a experiência de visitar o lançamento proporcionou a ela uma sensação maravilhosa de tirar uma foto com a autora. A obra literária conta com a ilustração de Luísa Amoroso. Para comprar o livro, basta entrar no site da editora Caravana.

A moto dos gatinhos

Quem nunca teve ou tem medo de barulhos, não é mesmo? E é nessa temática simples, mas também cheia de questionamentos, que a escritora sorocabana Verônica Smith baseou seu primeiro livro chamado “A moto dos gatinhos”. A história é, basicamente, um roteiro de como auxiliar a criança que tem medo de barulhos.

O livro foi lançado em uma cafeteria de Sorocaba que tem uma temática felina no finalzinho de julho. O momento foi muito comemorado pela Verônica. “A possibilidade de conversar com o público foi a parte mais emocionante. Em uma época em que a vida é cada dia mais rápida, fiz questão de conhecer cada pessoa individualmente. O livro permitirá que eu entre nas casas das pessoas através das palavras escritas.”

Uma das crianças que esteve por lá foi a Alice Conde Segato, de nove anos. Ela nos contou que o que mais gostou foi que “ela (autora) apresentou seu trabalho e mostrou para outras pessoas do que era o livro”. Para sua mãe, Patrícia Conde Ferreira Segato, de 37 anos, conhecer e conversar com a autora promove algo ainda mais especial. “É uma experiência mais afetiva sobre o livro, sobre a história dele que é inseparável da cidade em que ele foi escrito. A leitura acaba ganhando um sentido mais amplo e rico de detalhes.”, opinou.

Sentimento parecido com o da própria autora. “Conversei com algumas crianças, o que me remeteu ao meu passado cheio de sonhos e esperança, então, fiz um pedido para que essas crianças não percam sua criatividade, alegria, que tenham voz e saúde mental durante toda a vida. As crianças precisam de uma palavra de encorajamento, precisam ver que é possível. Quero que olhem para minha história e digam: ‘Eu também vou conseguir’. E encontros assim são ideais, pois são inspiradores.”, explicou Verônica.

O livro marca a estreia de Verônica no universo literário. Antes ela até tinha algumas ideias, mas foi através da filha Diana que as pesquisas e escritas deram início para que assim pudesse se tornar realidade. Que legal, né? Bom, o livro pode ser encontrado em várias plataformas digitais de vendas de livros. Não deixe de conferir.

Eu faço meus próprios livros

Quem também aproveitou para presenciar o lançamento da Verônica foi a Julia Ferraz Rey, de 12 anos. E durante a conversa com ela descobrimos que o hábito da leitura está tão presente que ela faz seus próprios livrinhos. “É verdade, gosto de escrever meus próprios livros por que estimula minha imaginação no papel. Consigo expressar meus sentimentos e contar coisas que acontecem no meu dia a dia”, explicou a jovem. Para ela, a leitura a coloca em outro lugar. “Gosto porque consigo sair do tédio e me coloco no lugar daquele personagem. Um exemplo é que eu já chorei lendo um livro”.

Por enquanto, a pequena cria as histórias e desenhos nas folhas de papel sulfite, mas o interesse dela é tão grande que imagina só se daqui alguns anos ela não está lançando um livro de verdade? Que máximo, hein?! E acho que já podemos ter até uma pista do gênero... Mistério, suspense e investigação estão entre os assuntos preferidos dessa pequena autora.

“Acredito que a leitura desde a primeira infância é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Ajuda na concentração, no vocabulário e na criatividade. Desde bebê nós lemos livros para Julia. Então, ela foi criando o hábito e o prazer pela leitura”, explicou a mãe Rafaela da Silva Ferraz Rey. (Thaís Marcolino)