Ipê-verde
Nome científico: Cybistax antisyphilitica
Família: Bignoniaceae
Nessas últimas semanas, nossa cidade ficou ainda mais bonita e colorida com as florações de árvores em praças, calçadas, canteiros de avenidas e parques. Algumas dessas árvores pertencem a um grupo de plantas que chamamos popularmente de “ipês”. Existem muitas espécies de ipês em nosso País, cada uma com sua região de ocorrência e características próprias.
Em nossa região, os ipês costumam florescer no final do inverno, época mais seca do ano. Primeiro florescem os ipês-roxos, depois os ipês-amarelos e, por fim, os ipês-brancos.
Os ipês costumam perder suas folhas no inverno e, assim, quando as flores aparecem na árvore já desfolhada, elas ficam especialmente destacadas. É impossível passar por eles e não admirar tanta beleza!
No entanto, existe um ipê menos conhecido, menos comum e cuja floração foge da percepção de olhos desatentos. Trata-se do ipê-verde. Você já viu essa espécie?
O ipê-verde é nativo do Brasil e ocorre naturalmente de Norte a Sul, na Amazônia, Cerrado e na Mata Atlântica. A árvore é considerada de médio porte, podendo ter de seis a dez metros de altura, a depender do ambiente. Seu tronco costuma ser tortuoso, possuindo até 40 centímetros de diâmetro, revestido com casca grossa e fissurada.
Sua principal característica são as flores verdes que surgem nas extremidades dos galhos. Diferentemente de outras espécies de ipês, o ipê-verde não perde suas folhas durante a floração, por isso, suas flores podem ser confundidas com as folhas. Assim, é necessário ter um olhar mais atento para encontrá-las.
O ipê-verde pode ser utilizado para reflorestamento de áreas, arborização das cidades e também em jardins, garantindo uma boa sombra e atraindo aves, como os beija-flores, além de abelhas e borboletas.
Você quer ver um ipê-verde de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba!
Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Rua Miguel Montoro Lozano, 340 -- Jardim Dois Corações
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba