Andorinha-serradora
Nome popular: Andorinha-serradora
Nome científico: Stelgidopteryx ruficollis (Vieillot, 1817)
Você conhece a andorinha-serradora? Ela é um passarinho bem pequeno, mas muito serelepe. Quase não fica parada e está o tempo todo voando para capturar insetos em voo.
É uma ave de porte pequeno e pesa apenas 13,5 gramas. Ela tem a plumagem marrom-cinza no dorso, nas asas, no peito e nas laterais do corpo. Sua garganta é marrom-avermelhada, quase laranja e, por baixo, é da cor amarela-pálida. A cauda é quase reta na ponta e o bico é fino e pontudo, adaptado para capturar pequenos insetos em voo.
Ela mora em lugares abertos, como campos, pastos e beiras de matas. Prefere ficar perto de rios, lagos e pântanos, onde tem mais comida e água. Gosta de comer insetos, que ela pega voando pelo ar, e também come formigas, cupins, moscas e até abelhas. Ela voa contra o vento e fica descansando em poleiros expostos, como galhos secos ou fios.
Faz ninhos de capim, folhas e penas, bem macio e quentinho, em buracos de barrancos, em casas desocupadas ou embaixo das telhas. Põe de dois a quatro ovos brancos, que ela choca por cerca de 15 dias. Os filhotes saem do ninho depois de, aproximadamente, 20 dias de vida.
Faça sua parte
A andorinha-serradora vive em campos abertos e alimenta-se de insetos. Podemos ajudar na conservação dessa pequena ave de diferentes maneiras, como não cortando as árvores e nem ateando fogo nos campos onde ela vive, deixando os lugares em seu estado natural. Além disso, não devemos nunca jogar lixo ou sujeira nos rios, lagos e pântanos, que são lugares onde ela vive e faz seu ninho, deixando a água sempre limpa e o ambiente saudável.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)