Petrim
Nome popular: Petrim
Nome científico: Synallaxis frontalis (Pelzeln, 1859)
Ele vive saltitando para lá e para cá, sem ficar parado. Quando pousa, balança sua cauda para cima e para baixo, como se estivesse nos acenando. Seu nome é onomatopéico, ou seja, está relacionado ao seu canto, que, quando é emitido, parece dizer: “petrim... petrim... petrim...”, mas também pode parecer crispim, ti-fli, sem-fim, nomes que também podem ser atribuídos a ele.
Tem o corpo marrom-acastanhado, com as asas e a cauda de cor ferrugem (avermelhadas). Os olhos são amarelos e a garganta é branca com pintas pretas. O peito, o colar e a barriga são cinzas-claros. Seu boné (topo da cabeça) é ferrugem. A cauda, assim como muitas espécies da mesma família, a furnaríde, termina com penas pontiagudas. É uma ave pequena, que pode medir entre 14 e 16 centímetros de comprimento.
Vive em bordas de mata, capoeiras, cerrado e veredas. Alimenta-se de insetos e outros bichinhos pequenos, como aranhas e moluscos. Ele procura seu alimento no meio dos arbustos e das árvores, onde também faz seu ninho.
O ninho é feito com galhos secos, muitas vezes, com espinhos, para fazer uma esfera com um buraco na lateral, onde ele entra e sai. Ele geralmente fica fixado em uma forquilha, entre arbustos ou árvore baixa. Põe de dois a três ovos brancos, que levam cerca de 15 dias para chocar. Os pais cuidam dos filhotes juntos até eles ficarem independentes.
Faça sua parte
O petrim é uma ave que, assim com a maioria, precisa de cuidados para perpetuar. Ele vive em ambientes, como cerrados, cerradões e matas secas, que estão sendo atingidos pelo desmatamento, pelo fogo e por outros fatores. Por isso, é extremamente importante preservarmos esses ambientes e evitar mexer em seus ninhos, ao encontrarmos em cercas vivas e arbustos, seja nas praças ou parques da nossa cidade.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)