Jacupemba
Nome popular: Jacupemba
Nome científico: Penelope superciliaris (Temminck, 1815)
Ela chama a nossa atenção e é do tamanho de uma galinha. Seu canto é composto por sons impressionantes, altos e ásperos, que podem ser ouvidos a longas distâncias. Vamos conhecer um pouco mais sobre a jacupemba, a ave desta semana?
Possui a plumagem com penas pretas, com as bordas esbranquiçadas no peito, ferrugens nas asas e a sua íris é vermelha. O macho é ocre (marrom bem escuro) embaixo da cauda e a fêmea é ferrugem. Ela tem um tipo de barbela nua e vermelha, que é uma pele que fica pendurada no pescoço, parecida com a que o galo tem, sendo mais proeminente no macho. Também tem um topete bem discreto, que é uma crista pequena na cabeça. A jacupemba também possui uma sobrancelha clara, cinza ou pardacenta, que é o que dá o nome científico dela, pois superciliaris significa sobrancelha em latim. Possui em torno de 55 centímetros de comprimento e pesa 850 gramas.
Vive em matas, tanto no interior, quanto nas bordas, em capoeiras, nos cerrados e em chácaras, sítios e fazendas, às vezes, até ciscando junto com as galinhas no galinheiro. Ela gosta de alimentar-se de frutos, flores, folhas e brotos que encontra em árvores. Geralmente, fica na copa das árvores (que é a parte mais alta), onde tem mais folhas e galhos, e só desce até o chão para pegar frutos caídos ou para se deslocar de uma área para outra.
Faz o seu ninho em cipoais, no alto de árvores, em ramos ou galhos sobre a água. O ninho é feito com galhos, folhas e cipós, em formato de tigela grande. Põe de dois a três ovos brancos, que são chocados pela fêmea e pelo macho, por cerca de 30 dias. Os filhotes nascem cobertos de penugem marrom e ficam no ninho por cerca de 40 dias, até aprenderem a voar. Eles permanecem com os pais por mais alguns meses, até se tornarem independentes.
Faça sua parte
A jacupemba é uma ave muito importante para a natureza, pois ela ajuda a espalhar as sementes das frutas que come, contribuindo para a regeneração das florestas. Infelizmente, a jacupemba está ameaçada de extinção em algumas regiões, em função da destruição do seu habitat, da caça ilegal e do tráfico de animais silvestres. Por isso, podemos ajudá-la, plantando árvores com frutos para que ela possa ter alimento, além de um lugar para se proteger e fazer seu ninho.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)