Alunos de escola municipal recebem visita da seleção brasileira de futsal

Conhecer os jogadores da equipe acalentou os sonhos das crianças no esporte

Por Thaís Marcolino

Crianças fizeram um corredor na porta da escola para receber os atletas, igual nos jogos

Encontrar pessoas que lhe inspiram e aproveitar para aprender segredinhos e técnicas com elas é incrível, não? Para uma galera da zona norte, mais precisamente alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ayres de Moraes, no Jardim Santa Marina, em Sorocaba, o que antes poderia fazer parte de um sonho se tornou realidade.

Os responsáveis por isso compõem a equipe da seleção brasileira de futsal. Antes de disputarem a final da Copa das Nações, que rolou na Arena Sorocaba, no início do mês, contra o Irã e sagrarem-se campeões do torneio, houve tempo para uma visitinha à zona norte da cidade. Não faltou empolgação por parte dos 450 alunos que estiveram presentes. Eles, inclusive, fizeram um corredor na porta da escola para receber os atletas, igualzinho às entradas oficiais dos jogos.

O treinador da seleção, Marquinhos Xavier, não deixou de mencionar a alegria e a empolgação dos alunos. “Nem na Arena Sorocaba tivemos tanto agito como aqui. Isso só nos motiva e impulsiona. Estamos muito felizes em estar nesta cidade, que nos acolheu tão bem e, estar aqui, hoje, é uma forma singela de retribuir todo esse carinho”, afirmou.

Além da alegria em ver jogadores profissionais na quadra, a Helena Ramos Penna de Almeida, de apenas nove anos, teve um motivo ainda maior para o encontro. Ela quer ser, daqui a alguns anos, uma atleta como eles. “Gosto muito de futebol, tanto o de quadra quanto o de campo. Tenho uma amiga que me leva na escola de futebol dela e eu amo”, comentou a estudante. “Quando os vi fiquei muito emocionada porque é a primeira vez que vejo alguém que me inspira. Aproveitei pra aprender vários dribles”, complementou.

Além do circuito de treinamento técnico de futsal, os jogadores do Brasil conversaram com os estudantes, deram autógrafos e tiraram fotos, dando atenção e carinho às crianças, em uma rica troca de experiências. Quem guardou a camiseta autografada foi o estudante do 5º ano B, Enzo Pietro Meira Santos Oliveira. “Foi muito legal a visita, joguei muito com eles e conheci o Charuto -- jogador convocado pela seleção que joga no Magnus Futsal. Ele até assinou a minha camiseta. Foi muito ‘da hora’”, disse o aluno de 10 anos.

“Foi uma experiência incrível. Interagir com as crianças, que são o futuro do nosso Brasil, é de extrema importância. Foi muito gratificante receber todo esse carinho de todos eles, pode ter certeza”, declarou o ala Arthur Guilherme, que atualmente joga no Benfica, de Portugal.

Outro aluno que também está preparando o futuro no esporte é o Kaique Morais dos Santos. Apesar de desejar evoluir nos gramados, a quadra é o ponto de partida de muitos jogadores. “Aprendi muitas coisas na quadra, nas aulas de educação física da escola e a visita deles me ensinou a nunca desistir, que no futuro eu também posso estar em um time profissional”, comentou.

O aluno do 5º ano D também relembrou que Sorocaba tem um dos melhores times de futsal do Brasil e que, por isso, morar em um lugar que tem uma equipe dessas só o motiva. Na quadra, Lucas Gomes, do Magnus, é um de seus ídolos, e no gramado, o meia do Palmeiras, Raphael Veiga, divide espaço em seu coração.

Se para comissão técnica, jogadores e alunos a experiência foi inesquecível, quem lida com a inserção esportiva na vida das crianças diariamente também teve um grande dia. “Os nossos alunos tiveram a oportunidade de estar com os jogadores da Seleção Brasileira de Futsal, vivenciando atividades, fundamentos, praticando jogo, demonstrando como o esporte pode mudar a vida de cada um, além de realizar o sonho de estar com um atleta profissional e de sonhar de estar, no futuro, ao lado dele. Ao mesmo tempo, os jogadores vivenciaram o esporte educacional, conversando, de forma muito carismática, com todas as crianças”, analisou o professor de educação física da escola, Eduardo Santos Ribeiro. 

Projeto leva esporte a 24 escolas como aula extra

A visita dos jogadores da seleção brasileira integrou o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Prefeitura de Sorocaba, que atualmente contempla 24 unidades escolares com aulas extras ministradas por 28 professores de educação física. Elas beneficiam, aproximadamente, 1,4 mil alunos da rede municipal. As aulas acontecem no contraturno escolar e os estudantes ainda são atendidos com mais uma refeição.

“O esporte atua de forma relevante também no que diz respeito à inclusão. Buscamos proporcionar o acesso ao esporte para todas as crianças, em que todos podem praticar e usufruir dos benefícios. Estamos muito satisfeitos com a adesão dos alunos, professores e, ainda, dos pais e responsáveis ao projeto”, disse o técnico pedagógico e idealizador Luís Gustavo Maganhato. (Thaís Marcolino, com informações da Secom Sorocaba)