Salvem a Floresta
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Desde setembro deste ano, dezenas de botos-cor-de-rosa e tucuxis (que são uma outra espécie de golfinho de água doce) são diariamente encontrados mortos no lago Tefé, no estado do Amazonas. O que afeta de forma fatal os botos é a seca extrema das últimas semanas naquele estado. A estiagem tem baixado o nível do lago e levado suas águas a temperaturas recorde, que saltaram de 28 para 40 graus Celsius.
Essa é uma das muitas consequências desastrosas do desequilíbrio ambiental, sentido por todo o mundo e que vem atingindo principalmente a floresta Amazônica.
Maiara Nélin Bertolucci, professora nascida em Sorocaba e engajada na luta pela conservação da natureza, escreveu “Filhos da Terra”, inspirada na luta da etnia Yanomami em prol do maior bioma do planeta.
“Onde quer que eu olhe, vejo beleza em cada detalhe do desenho da mãe natureza. A melodia da vida ecoa em cada canto a harmonia. Por que querem destruí-la?”
Ao fim da história, Maiara ainda faz um apelo emocionado: “Cada indivíduo tem uma voz valiosa nessa causa. ‘Filhos da Terra’ é uma mensagem que nos une nos convoca a defender a nossa Floresta Amazônica”.
As ilustrações sensíveis ficam por conta do estudante de Biologia Eduardo Lira dos Santos. Uma publicação da Flamingo Edições.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil