Alunos e professores vencedores recebem premiação em cerimônia emocionante no auditório da FUA

Com o tema "Um futuro brilhante começa com um sorriso saudável", a fase final do 3º Concurso de Desenho do Cruzeirinho contou com 324 trabalhos produzidos por alunos de 62 escolas públicas municipais

Por Vanessa Ferranti

Manuela RibeiroTrindade, aluna da professora Márcia Cristina Staach de Souza Oliveira, na E. M. Professor Oswaldo de Oliveira, ficou com o prêmio Extra, por meio da votação pelo Instagram

Emoção e alegria não faltaram durante a cerimônia de premiação dos vencedores do 3º Concurso de Desenho do Cruzeirinho -- iniciativa do jornal Cruzeiro do Sul em parceria com a Secretaria da Educação de Sorocaba. O evento, realizado ontem (21), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal e do Colégio Politécnico, reuniu estudantes, familiares e professores das escolas municipais que participaram do concurso. O tema desta edição foi “Um futuro brilhante começa com um sorriso saudável”, proposta que abordou a importância da saúde bucal.

A comissão julgadora do concurso, que definiu os vencedores, foi formada pela professora e educadora Maria Dorotea Senger Cézar, pela artista plástica Tânia Barbosa Pagliato e pelo empresário do ramo odontológico Oraci Morelli. Para a fase final de julgamento foram selecionados 324 trabalhos produzidos por alunos de 62 escolas públicas municipais. Todos os desenhos foram produzidos em sala de aula, sob orientação e acompanhamento dos professores.

Entre as autoridades presentes na solenidade de premiação estavam o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto; a secretária da Educação, Marlene Manoel Leite; o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner; a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; a diretora do Colégio Politécnico, Luciana Durigan, o diretor da FUA, Laelso Rodrigues, e o presidente do Conselho de Administração da FUA, Hélio Sola Aro.

“Vemos tantas crianças pelo mundo sendo doutrinadas com ódio no coração. Acho que esse evento, para incentivá-las a desenhar, e o congraçamento dentro de sala de aula com os professores, vai levar um pouco de amor ao coração de todo mundo [...]. Esse evento fica bem, nesse momento atual em que vivemos. ‘Paz no Mundo‘, como estampamos hoje na página principal do jornal Cruzeiro do Sul. Precisamos de paz no mundo”, ressaltou o presidente Hélio Sola Aro.

Os premiados

Os primeiros alunos a receber a premiação foram os da categoria Pré I e Pré II. O vencedor foi Arthur Gabriel Rodrigues França, do Centro de Educação Infantil (CEI) 28 -- “Rauldineia Esteves Machado” --, orientado pela professora Rafaela Sigole Rodrigues de Almeida.

Na segunda categoria, Fundamental 1º, 2º e 3º ano, o desenho que ficou em primeiro lugar foi o do aluno Davi Rodrigues Dias Andrade, da escola municipal Professora Renice Seraphim, sob a orientação do professor Diego de Lima Freira.

Quem venceu a terceira categoria, Fundamental 4º, 5º e 6º ano, foi a aluna Manuela Ribeira Trindade, da escola municipal professor Oswaldo de Oliveira, orientada pela professora Márcia Cristina Staach de Souza Oliveira.

Já na quarta categoria, Fundamental 7º, 8 e 9º ano, o primeiro lugar foi para a aluna Júlia dos Santos Costa, da escola municipal Doutor Archilles de Almeida, sob orientação da professora Gisele Amazonas de Almeida.

Os alunos também concorreram a um prêmio extra, na categoria voto popular. Quem saiu vitoriosa, mais uma vez, foi a aluna Manuela Ribeira Trindade, com 955 curtidas nas redes sociais do jornal Cruzeiro do Sul.

Talento e criatividade

Laelso Rodrigues, diretor da FUA, conta que ficou admirado durante a cerimônia ao observar os desenhos. “Estou emocionado. Foram três concursos e cada vez está melhor. Eu fiquei impressionado em ver a criatividade das crianças pequenas, de três, quatro anos, e já ganhando prêmios e fazendo belos desenhos. Para nós, da diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral, é uma honra manter esses concursos”.

Além de exaltar o talento das crianças, a secretária da Educação, Marlene Manoel Leite, ressalta, também, a importância dos professores durante todo o processo do concurso. “Os professores são essenciais no desenvolvimento desse projeto, porque são eles que trabalham com esses alunos, eles que orientam, eles que explicam, eles que coordenam, que acompanham. Então, sem os professores não poderíamos fazer esse trabalho tão diferenciado que a Fundação faz”.

Já o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, que também é cirurgião-dentista, comentou sobre a relevância do tema. “Eu percebo o quanto é importante, desde o início, o trabalho que estão fazendo sobre saúde bucal, que é onde começa a saúde geral. Eu senti um entusiasmo enorme das crianças, pais e professores, e, principalmente, das pessoas que fazem o projeto. Cito como exemplo o próprio Laelso (diretor da FUA), que é uma pessoa que tem uma empolgação enorme em cada ideia. Eu fiquei muito satisfeito por estar aqui”.

Por fim, o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, falou sobre a satisfação em fazer parte da iniciativa, que tem a Prefeitura como parceira. “É uma felicidade muito grande participar dessa premiação. É um concurso maravilhoso, que enobrece a cidade, que valoriza a criança, principalmente nesse momento tão difícil em que vivemos. É uma alegria ensinar coisas boas para as nossas crianças”. (Vanessa Ferranti)

 

Categoria Extra - Voto Popular pelo Instagram

Categoria Pré 1 e Pré 2

Categoria Fundamental - 1º, 2º e 3º

Categoria Fundamental - 4º, 5º e 6º ano

Categoria Fundamental - 7º, 8º e 9º ano