Onça-parda do zoo passa por check-up
Nino, a onça-parda (Puma concolor) macho do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de aproximadamente 12 anos, passou por check-up de rotina no início do mês com o objetivo de verificar as suas condições gerais de saúde, de forma preventiva.
Os animais do Zoo passam por esse tipo de checagem a fim de ter suas condições de saúde e bem-estar verificadas de perto. A medicina preventiva é priorizada pela instituição, a fim de garantir que quaisquer alterações sejam percebidas de forma precoce, contribuindo para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos que se façam necessários. Além disso, aliando-se os resultados dos exames clínicos e laboratoriais com o aspecto corpóreo geral, podem ser efetuadas alterações nas dietas, tanto em relação à quantidade, quanto em relação aos itens oferecidos.
Nino foi anestesiado e levado ao setor veterinário do Zoo. Os procedimentos, como exames laboratoriais, clínicos e de imagens, foram realizados pelos profissionais do Quinzinho. Ele apresenta ótimo estado de saúde, com todos os resultados dos exames de acordo com os parâmetros da sua espécie e de sua idade. Ele chegou ao Zoo em 2011.
A onça-parda, também conhecida como suçuarana, habita desde regiões de floresta até formações de savanas, do Canadá até a Cordilheira dos Andes. No Brasil, a espécie é encontrada em todos os biomas, sendo o segundo maior felino do país. Na natureza, a expectativa de vida da espécie é de 8 a 13 anos.
Nino e sua companheira, Margarida, o outro exemplar de onça-parda, podem ser observados pelo público no setor dos grandes felinos do Zoológico, que foi revitalizado pela Prefeitura de Sorocaba, com o intuito de oferecer um espaço ainda melhor para o bem-estar desses animais. As melhorias, concluídas há três semanas, incluem, por exemplo, o aprofundamento e a impermeabilização dos tanques do recinto, bem como a sua manutenção hidráulica. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)