Curió

Por Cruzeiro do Sul

O curió macho é preto na parte de cima do corpo e castanho-avermelhado na parte de baixo

Nome popular: Curió
Nome científico: Sporophila angolensis (Linnaeus, 1766)

Você já ouviu falar do curió? Ele é uma ave muito conhecida por conta de seu canto melodioso. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Observe a foto! O curió macho é preto na parte de cima do corpo e castanho-avermelhado na parte de baixo, com uma mancha branca na asa. O bico dele é muito forte e serve para quebrar sementes. A fêmea e os filhotes são pardos, sem a mancha branca na asa. O bico dela é mais delicado e fino que o do macho. Mede entre 10,6 e 12,4 centímetros de comprimento.

Alimenta-se, principalmente, de sementes, mas também pode comer frutos, insetos e outros pequenos animais. Vive em brejos, matas ribeirinhas, veredas e campos alagados. Ele também pode visitar plantações de arroz, milho, feijão e outras culturas.

Faz o ninho em forma de taça, usando fibras vegetais, folhas, capim e penas. Ele coloca o ninho em um galho de árvore, a uma altura de 1 a 5 metros do chão. A fêmea põe de dois a três ovos, que são brancos com pintas marrons. Ela choca os ovos por cerca de 12 dias, enquanto o macho fica por perto, cantando e vigiando. Os filhotes são alimentados pelos pais, com insetos e sementes, e saem do ninho depois de 15 dias, mas continuam sendo cuidados pelos pais por mais algum tempo.

Faça sua parte

O curió é uma ave muito apreciada pelo seu canto, que é melodioso e variado, e por isso, muitas pessoas querem tê-lo como animal de estimação. Mas isso não é bom para essa ave, porque ela sofre de estar em uma gaiola e deixa de se reproduzir na natureza. Além disso, é uma ave que precisa ser protegida, porque está ameaçada de extinção em alguns lugares, seja pela destruição do seu habitat, caça ilegal e tráfico de animais. Podemos ajudá-lo, falando para as pessoas que queiram ter um curió como animal de estimação, que procurem um criadouro legalizado e autorizado pelo Ibama. Vamos juntos protegê-lo e garantir que ele continue cantando e nos alegrando em nossa cidade.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)