Primavera

Por Cruzeiro do Sul

Detalhe das flores pequenas de cor bege. Vemos algumas flores abertas e alguns botões fechados, além de muitas brácteas de cor rosa

Nome científico: Bougainvillea sp.
Família: Nyctaginaceae

Estamos ainda na primavera, estação do ano marcada pela abundância de flores. Você sabia que existe uma planta que é chamada popularmente de Primavera? Ela é uma planta arbustiva e pode chegar até 12 metros de altura. Algumas espécies podem ter poucos ou muitos espinhos. Essas plantas possuem folhas lisas, verdes e brilhantes.

Suas flores são de cor clara, variando de brancas a beges e são bem pequenas. Elas aparecem na planta sempre em grupos de três, por isso em alguns lugares também dão o nome a ela de Três-marias.

O que chama a atenção na Primavera não são suas flores, são suas brácteas. Esse nome estranho é dado a um tipo de folha que tem a função de atrair polinizadores, como abelhas e borboletas. Elas sempre possuem cores chamativas. As cores das brácteas das Primaveras podem ser vermelhas, roxas, rosas, laranjas ou brancas.

A Primavera é nativa do Sul e Sudeste do Brasil e as mais conhecidas são da espécie Bougainvillea glabra e Bougainvillea spectabilis.

Sua história é incrível. Ela foi descoberta no Brasil, por Jeanne Barret, uma francesa que se tornou especialista em plantas, graças aos ensinamentos de seus pais, que eram camponeses e sabiam sobre suas propriedades curativas. Assim, Jeanne trabalhou para um famoso naturalista da época e tornou-se a primeira mulher a navegar em volta da Terra, fazendo uma viagem de exploração com ele. Contudo, naquela época, as mulheres eram proibidas de participar da tripulação dos navios. Assim, Jeanne se disfarçou, usando trajes masculinos, e navegou o mundo em busca de conhecimento. Uma das suas descobertas mais notáveis foi a Primavera, que hoje vemos em diversos pontos da cidade e é usada no mundo todo no paisagismo.

Você quer ver de perto essa espécie superinteressante? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba!

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”
Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.
Entrada gratuita

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba