Suiriri-pequeno

Por Cruzeiro do Sul

Essa ave pequena gosta de ficar pousada em poleiros isolados

Nome popular: Suiriri-pequeno
Nome científico: Satrapa icterophrys (Vieillot, 1818)

Vocês já viram uma ave pequena, bem amarela, que gosta de ficar pousada em poleiros isolados? É o suiriri-pequeno! Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Observe a foto! O suiriri-pequeno tem a parte de cima do corpo verde-oliva, com a cabeça mais cinzenta. A característica mais importante para reconhecê-lo é a sobrancelha amarela que se estende até parte da nuca. As asas e a cauda são pretas, com algumas listras brancas ou cinzas. A barriga e peito são amarelos e tem um tom mais claro nas fêmeas. O bico é curto e os olhos escuros. Mede cerca de 16,5 centímetros de comprimento.

Vive em áreas abertas, como campos, pastagens, savanas e brejos. Também pode ser encontrado em beira de matas e, até mesmo, em praças e parques nas cidades. É uma ave que pode ter populações residentes (que moram ali o ano todo) em algumas regiões, mas alguns indivíduos podem se mudar (migração) para outras regiões na época de reprodução. Alimenta-se, principalmente, de insetos que captura no ar, alçando voo de um poleiro e retornando a ele logo em seguida, mas também pode comer frutos e sementes.

Constrói seu ninho, em forma de taça, usando fibras vegetais, penas e teias de aranha, geralmente em um galho alto e fino, próximo à água. Põe de dois a quatro ovos brancos com pintas marrons, que são chocados por ambos os pais por cerca de 15 dias. Os filhotes nascem sem penas e com os olhos fechados (quando nascem assim chamamos de nidícolas) e levam cerca de 20 dias para sair do ninho. Os pais cuidam dos filhotes até eles se tornarem independentes, o que pode levar até dois meses.

Faça sua parte

Como dissemos, o suiriri-pequeno alimenta-se, principalmente, de insetos, podendo ser um aliado no controle desses animais. Vamos ajudar ele a viver bem em nossa cidade, incentivando as pessoas a plantarem ainda mais árvores para ele ter sempre onde morar e fazer seu ninho.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)