‘Cruzeirinho na Escola’ leva aprendizado às escolas de Votorantim

Projeto da FUA incentiva a leitura entre os alunos do ensino fundamental do município

Por Thaís Marcolino

.

Há mais de cinco décadas, o Cruzeirinho faz parte da memória das crianças que estudam (ou estudaram) em Sorocaba e região. Mas agora, o sentimento também se estende aos pequenos de Votorantim de maneira mais ativa. Isso ocorre porque a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- mantenedora do Colégio Politécnico e do jornal Cruzeiro do Sul -- promove o projeto “Cruzeirinho na Escola” no município.

“O programa tem a finalidade de incentivar a leitura entre os alunos do ensino fundamental. O Cruzeirinho já é confeccionado há mais de 50 anos, com artigos sobre a vida animal, e também sobre assuntos diversos, tais como a saúde, higiene e jogos escolares”, contou o idealizador da iniciativa e membro do conselho consultivo da FUA, Laelso Rodrigues.

A iniciativa -- que encaminha exemplares semanalmente às unidades de ensino -- desenvolve, junto aos estudantes, diversas tarefas, como leitura do conteúdo do suplemento e criação de materais que têm tudo a ver com o jornalzinho. “Acreditamos que a leitura é uma das chaves que nos mostra o caminho do conhecimento e das possibilidades do pensamento ganhar asas e voar, assim o projeto ‘Cruzeirinho na Escola’ tem a intenção de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos e envolvidos para um mundo melhor”, disse a coordenadora da ação e diretora do Colégio Politécnico, Luciane Cristina Durigan.

Em setembro, mostramos alguns trabalhos da EMEIEF Prof. Gilberto Santos, no Parque Jataí. Agora, é a vez da EMEF Profº Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano. Por lá, a turma não só criou desenhos lindos com os temas que leem no Cruzeirinho, como também aprenderam e representaram locais de Votorantim. Afinal, nesta sexta-feira (8), o município comemorou 60 anos de emancipação. Motivo mais que especial, hein?

Representando a turminha dessa e tantas outras escolas, conversamos com três alunos que nos contaram o que mais gostam de suplemento e aprenderam com o projeto. A Milena Pacheco da Silva, de 11 anos, fez um mini jornalzinho. “Me inspirei no Cruzeirinho e tentei colocar quase tudo que tem nele. Adorei o projeto, foi muito legal saber que tem um jornal pra gente”, disse a aluna do 5º ano A.

Rafael Oliveira Mariano, do 3º B, comentou que sempre que recebe o exemplar fica eufórico. “Gosto muito do passarinho (seção “Olha o Passarinho”) e quando a professora Aline traz o jornal fico feliz, porque ele deixa a gente mais inteligente”, refletiu o estudante de 9 anos.

Entre as atividades realizadas no ano, uma das que a Luiza Fernanda da Silva Gonçalvez, de 8 anos, mais gostou, foi a representação de um jogo da Copa do Mundo 2022 entre Brasil e Japão. “Gosto de futebol e já vi o assunto no Cruzeirinho. Achei muito legal”, relembrou a pequena do 3ºA.

A responsável por passar as tarefas e inserir o suplemento nas atividades na escola Lauro Alves de Lima é a professora Aline Parmezan Ramos Fernandes. Ela cita que o projeto ajudou no desenvolvimento dos alunos quanto à leitura e percepção de imagens. Outro ponto é a identificação que algumas matérias trouxeram a eles. “A da Lauren, a jogadora da Copa do Mundo Feminina, ‘pegou’ para eles de uma maneira diferente, se sentiram acolhidos. Falar sobre a história da cidade e trazer os pontos turísticos, por exemplo, foi de grande valia”. comentou. Além da Aline, a professora Regina Antunes também comandou as outras turmas participantes do projeto.

No total são cinco escolas que compõem o projeto. Fora as já mencionadas, fazem parte as EMEF Prof. Mercedes Santucci, no Jardim Novo Mundo; Walter Rocha Camargo, no bairro Pró-Morar; e Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas. Com tanto trabalho bonito, confira nas imagens algumas das produções dos alunos, que contam com temas variados, entre eles: a Biblioteca Municipal de Votorantim; a própria escola em que estudam; segurança; a tradicional Festa Junina; o surgimento da cidade; etc. (Thaís Marcolino)