Alunos de Piedade praticam a educação financeira

Estudantes ganharam e pouparam R$ 3,3 mil durante o ano para viabilizar passeio ao Zoo e ao cinema

Por Thaís Marcolino

No serpentário do Quinzinho, crianças puderam ver uma cobra de perto e ter uma aula sobre os répteis

Terminar o ano letivo com um passeio divertido é tudo que muitos estudantes querem. Porém, quando isso acontece como resultado do que o próprio aluno conquistou, deve ser ainda melhor, não é mesmo? E foi exatamente assim que a galera do 4º ano da EMEIEF Professora Sylvia Camargo Baldy, de Piedade, se sentiu. Eles visitaram o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e o cinema do Panorâmico Power Center, em Sorocaba, no começo de dezembro. Para muitos, a ida a esses locais foi a primeira vez -- e digna de guardar cada detalhe.

“Fiquei muito feliz de saber que tudo que fizemos trouxe a gente aqui. O Zoo é muito legal. Aprendi sobre o dinheiro também”, disse a Alexa Rafaelly Justina Guedes, do 4º ano B. Ela foi uma das alunas que não deixou o celular no bolso e fez questão de registrar cada cantinho que via. “É muita emoção, vou guardar tudo no coração e no celular, né. O animal que mais gostei até agora foi o tigre, porque ele é bonito e tem essas listras que eu amei”, complementou a pequena de 10 anos. O tigre também chamou a atenção do Israel Silva Féliz Bris, de nove anos. “Gostei dele porque é feroz e corajoso, além de lindo. Tô adorando o passeio. Antes de vir pra cá mal consegui dormir de tanta ansiedade” disse o aluno do 4º ano C.

O passeio resultou do projeto de educação financeira solicitado pela Secretaria de Educação de Piedade a todas as escolas. Porém, na escola que fica no bairro dos Pintos, as professoras do quarto ano, Aline Susan Rodrigues Soares, Simone Prestes de Oliveira Costa e Valdirene Soares Godinho Garcia, foram além. A ideia era de que os estudantes aprendessem a lidar com a grana de maneira prática e responsável.

Para isso, as professoras tiveram à disposição revistinhas da Turma da Mônica com a temática do projeto, além de exibirem filmes e montarem ações como venda de roupas usadas que pegaram em casa, venda de rifas e frutas e verduras doadas por produtores locais, entre outras.

Depois de todas essas ações o caixa total ficou em R$ 3,3 mil, possibilitando o passeio. A primeira parada foi o Zoológico e lógico que fomos acompanhar. Antes de darem uma volta pelo parque municipal, a turma teve uma experiência e tanto: ver uma cobra de pertinho. As crianças até pegaram na mão a pele que a jibóia troca (em um processo natural da espécie). O responsável pela aula no serpentário foi o educador ambiental do Zoo, Fábio Alonso.

Ele deu várias explicações sobre o manejo das cobras, como elas se alimentam, a caça e, claro, tirou muitas dúvidas da criançada sobre o mundo dos répteis, como os tipos de cobras e a cadeia alimentar. Depois da primeira parada, os alunos, na companhia dos professores, foram explorar o espaço que conta com animais que enchem os olhos, como o elefante Sandro.

Assim que chegaram no recinto do animal, ele estava recluso na “casinha” dele. Mas bastou a galera se aproximar que ele foi para fora fazendo a alegria de todos. Um dos bichos mais antigos do Zoo fez até uma “gracinha” ao colocar uma das patas na água e comer um mamão. O ato de succionar e levar o alimento até a boca foi a sensação por alguns momentos.

Pedro Henrique Martins da Silva, do 4º A, gostou mais do furão -- mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Ele até tinha ido ao Zoo quando era menor, mas não se lembrava muito. Por isso, a experiência foi como se fosse a primeira vez. A maneira como o passeio foi feito ensinou muito sobre dinheiro ao estudante. “Economizar, guardar hoje para usar amanhã no lazer ou para comprar alguma coisa que eu goste são algumas coisas que eu vi e já até contei para os meus pais. Está sendo tudo muito legal”, analisou o garoto de 10 anos.

O projeto foi proposto pela Secretaria de Educação de Piedade em parceria com o Sicredi e se chama “A União faz a vida”.

No escurinho do cinema

Depois do Zoo, os 57 alunos foram ao Panorâmico Power Center para conferir a estreia da semana: Wonka (leia sinopse na próxima página). Antonio Faria Neto, de 9 anos, era um dos alunos ansiosos para assistir a um filme no cinema pela primeira vez. “Nunca assisti esse outro filme (A Fantástica Fábrica de Chocolate, que antecede ao longa em exibição atual), mas acho que vou gostar né, tem chocolate e eu adoro”, comentou o estudante do 4º ano B.

Uma das professoras nos contou que a os pequenos gostaram muito da experiência, ficaram bem animados, prestaram atenção no filme. Na volta comentaram que amaram o longa e que estavam bem felizes. Isso que importa, né?

A experiência, como fruto de tudo o que foi proposto em sala de aula, comove as professoras. “Estamos muito felizes em ter conseguido alcançar o objetivo do projeto e para nós foi gratificante ver a alegria nos olhinhos deles e ter visto o empenho deles ao longo do ano.”, analisou Aline Susan Rodrigues Soares. “A educação financeira é tão importante e pouco trabalhado na escola, então estamos orgulhosas de ter realizado o projeto de forma tão efetiva com esse resultado tão legal”, complementou a educadora, em nome de todas as envolvidas. (Thaís Marcolino)