Socó-boi
Nome popular: Socó-boi
Nome científico: Tigrisoma lineatum (Boddaert, 1783)
Você já viu uma ave bem pescoçuda na beira de lagos e do Rio Sorocaba? Pode ser que tenha visto o socó-boi. Vamos aprender mais sobre ele?
Observe a foto! O socó-boi possui o pescoço vermelho-escuro, com duas listras brancas na frente e um tom marrom no centro. As costas são marrons, com estrias pretas. Já o ventre é marrom-claro. O bico é amarelo ou escuro, e as pernas são esverdeadas. Mede entre 66 e 76 centímetros de comprimento. Os filhotes são bem diferentes dos adultos. Eles são amarelos, com listras pretas, e têm a garganta, o peito e a barriga na cor branca.
Vive próximo à água, em brejos, pântanos e veredas, mas também em matas alagadas. Alimenta-se de peixes, moluscos, anfíbios e répteis, que captura com seu bico afiado. Ele fica parado e imóvel, esperando sua presa passar, geralmente movimentando o pescoço como se fosse uma serpente pronta para dar o bote.
O socó-boi constrói seu ninho em uma plataforma aparentemente frágil, com gravetos grandes, no alto de árvores e arbustos. Põe de dois a três ovos na cor branco azulado a branco sujo, com algumas manchas variadas, entre violeta pálido, vermelho fosco e marrom acinzentado. Os filhotes levam entre 31 a 34 dias para nascerem e são alimentados por ambos os adultos, no período da noite, até adquirirem capacidade para se virarem sozinhos.
Faça sua parte
O socó-boi é uma ave aquática que vive na beira dos lagos, riachos e até mesmo do Rio Sorocaba. Podemos ajudar a mantê-lo em nossa cidade não poluindo os corpos d’água, como rios e lagos, e, sempre que possível, promovendo o plantio de árvores para recuperar e proteger nossos rios, além de ensinar as pessoas a não desmatarem suas margens.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)