Papai Noel anda de trem em Sorocaba

Nos trilhos do Trem Iluminado, uma mensagem de amor, esperança e, principalmente, criação de memórias

Por Thaís Marcolino

O trem vai da Estação Paula Souza até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência

Um dos meses mais mágicos do ano com certeza é dezembro. Isso por que o Natal - celebrado amanhã (25) -- tem todo aquele clima familiar, de amor, esperança e, principalmente, criação de memórias. Sabe o que também viaja em Sorocaba carregando esses sentimentos? O trem! Isso porque ele transporta consigo aquela sensação de estar visitando o passado, se imaginar em uma outra época e guardá-lo na lembrança.

E já que a época natalina movimenta tantas decorações por aí, por que não colocá-la não só dentro de um trem, mas em uma estação ferroviária e por onde o trem passa? Essa foi a ideia da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária que, com a ajuda de parceiros e da Prefeitura de Sorocaba, acabou por chamar a atenção da criançada.

A Manuela Gobbo Cesar, de 11 anos, estava toda ansiosa para subir no trem pela primeira vez e nos contou que a iniciativa de embarcar partiu dela. “Vi nas redes sociais o passeio, pedi para os meus pais e eles realizaram meu desejo. Sempre via nos filmes os trens e tinha vontade de saber como era por dentro e passear neles”, disse a estudante. Viver a experiência com a época que a pequena mais gosta também é um ponto positivo. “O Natal é muito legal, é a mais divertida pra mim. Ver um trem iluminado de natal é mais legal ainda e já vi o Papai Noel por aí também”, complementou Manu, que foi acompanhada dos papais Simone Gobbo e Filipe Silva Cesar.

Bilhete na mão, hora de subir as escadas e se deparar com uma decoração interna toda cheia de luzinhas e cores características da época, como verde e vermelho. Tudo certo, que a viagem seja iniciada. Bastou a buzina ser acionada pela primeira vez para que a turma toda fosse ao delírio.

O trajeto, com extensão de 1,5km, vai da Estação Paula Souza até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência. O passeio que dura, em média 35 minutos, passa por algumas ruas e avenidas da cidade e, para avisar os motoristas de que o trem se aproxima, a buzina volta a tocar. Nesse momento, a interação do público é imensa, muitos acenam para os que estão na rua e nas casas próximas a ela férrea. Alguns podem não saber, mas a buzina é um item de segurança muito importante, pois evita acidentes.

As irmãs Giovana e Ana Laura Lima Hessel, de sete e 10 anos, respectivamente, não tiravam o olhar da janela. “Adorei, é muito legal”, contou Ana. A iniciativa em levar as meninas ao passeio partiu dos titios Larissa e Rafael, que aproveitaram para revisitar as próprias memórias. “Quando era bem pequena andei de trem uma vez, fiz uma viagem breve e agora é uma emoção em reviver a experiência e proporcionar a elas esse sentimento tão gostoso”, comentou Larissa.

Como o passeio é especial e temático do Natal, nada mais justo que o bom velhinho também comparecesse. Em todo percurso, o Papai Noel andava pelo corredor do trem, agitando o seu sino e anunciando sua chegada. Até rolou docinhos para os passageiros. Ô “rolê” bom demais, hein?

Uma característica nesses passeios de trem é que é muito difícil encontrar pessoas viajando sozinho. Na grande maioria são amigos, casais, famílias, entre outras formações. Essa configuração é tão característica do natal, né? Afinal, como dissemos lá no começo do texto, essa época é muito familiar e carregada de união.

Por falar em grupo unido, a Andrea Rozendo de Moraes convocou uma galera que não fez feio. Ela levou não apenas os filhos para o passeio, mas também amigas junto de seus filhos. Animados do início ao fim, o grupo de 10 pessoas se divertiu muito. “É a primeira vez que viemos a um trem iluminado, foi bem diferente e legal. Nos divertimos e amamos. Valeu muito o passeio de final de ano. Esse espírito natalino abrilhantou ainda mais a experiência”, contou a professora.

“Foi uma aventura inesquecível. É muito bom a gente ter a oportunidade de vivenciar essas coisas”, refletiu a Maitê Silva Ferreira, de 10 anos.

Todos a bordo

Os passeios do Trem Iluminado só ocorrem no mês de dezembro. Mas, durante todo o ano, a Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária sempre programa viagens temáticas e passeios regulares. Para saber mais sobre o projeto e já colocar na agenda o próximo passeio, acesse o perfil @mpfsorocabana no Instagram.

Antes de encerrar, duas curiosidades. No momento, quem traciona o trem é uma locomotiva a diesel fabricada em 1942. A Locomotiva 58, a “Maria-Fumaça”, está em manutenção e voltará aos passeios no ano que vem. E o carro de passageiros em que todos viajam era chamado de “Superluxo” na época em que foi utilizado pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). (Thaís Marcolino)