Museus da Energia e Republicano têm programação para a criançada em Itu
Para quem deseja unir viagem, brincadeira e conhecimentos, os Museus da Energia e Republicano, ambos em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS, podem entrar na lista de “rolê” perfeito. Isso porque os dois locais prepararam programações bem interessantes para crianças e pré-adolescentes neste mês de janeiro.
No Museu da Energia, o 12º Circuito Tela Verde apresenta os bastidores da vida aquática, que desperta a curiosidade e os cuidados para a preservação das águas e seus seres vivos. Os responsáveis prepararam atividades manuais e lúdicas, através de vídeos e oficinas.
Dividida em três partes, a agenda é sempre às quintas-feiras, no período da tarde. Ela teve início no dia 11 e terá edições, ainda, nos dias 18 e 25, quando serão realizadas as oficinas “Modelagem de animais aquáticos” e “Meu aquário”, respectivamente. Ao final, cada participante poderá levar a “casinha dos peixes” para a casa.
Voltadas para crianças de 4 a 12 anos, todas as atividades são gratuitas. Para participar, basta fazer a inscrição no WhatsApp: (11) 94805-4429 ou no email itu@museudaenergia.org.br. O Museu da Energia fica na rua Paula Souza, nº 669, no Centro.
A escolha do tema desse ano da programação de férias está vinculada à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O Objetivo 14 da Agenda 2030, Vida na Água, visa conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
Museu Republicano
O Museu Republicano, que também fica no Centro de Itu, aborda a presença e a contribuição das mulheres na história do Brasil por meio de atividades que destacam o diálogo entre as fotografias e as telas presentes em diferentes exposições. As atividades vão até o dia 27 deste mês e a idade mínima para participar é de cinco anos.
Na quarta-feira (17), às 14h, haverá oficina de bonecos de papel. A partir dos retratos do acervo do museu com representações femininas, os participantes serão convidados a criar uma boneca de papel em que será possível refletir acerca das vestimentas e da representação social das retratadas.
Já no dia 24, o público geral terá a chance de participar de uma roda de conversa na exposição Cores Nyota e oficina de turbantes com o Grupo de Mulheres Negras de Salto Nyota e a artista Pola Fernandez.
O último dia de atividades vai ter contação de história e uma oficina educativa. A contação “Com quantos fios se faz uma história?”, inspirada no livro “Vestido de Menina” de Tatiana Filinto e ilustração de Anna Cunha, começa às 11h.
Às 14h, a oficina educativa “As mulheres do museu vestem chita: raça, classe e gênero” permite a colagem em tecido utilizando chita e reproduções de telas do acervo do museu contendo representações femininas. Ao propor este exercício prático, o participante será sensibilizado a refletir acerca dos termos classe, raça e gênero e os códigos sociais das mulheres representadas nas exposições do Museu Republicano Convenção de Itu.
O Museu Republicano de Itu fica na rua Barão do Itaim, nº 67, no Centro, e abre de terça a domingo, das 10h às 17h. Para saber sobre as inscrições e obter mais informações basta mandar um e-mail para edu.mrci@usp.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3. (Thaís Marcolino, com informações dos Museus da Energia e Republicano)