A vida offline

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

Por Cruzeiro do Sul

“Que Planeta é Esse?” escrito e ilustrado pela portuguesa Eduarda Lima, surgiu a partir de vivências cotidianas da autora com as filhas e do desejo de transformar os livros em interlocutores. “Estou sempre à procura de livros que me interessem enquanto ilustradora, mas também enquanto mãe, para poder falar de certos assuntos com a minha filha, à medida que ela cresce”, afirma a autora.

Após o sucesso de “O Protesto” (Pequena Zahar, 2021), contemplado com Menção Especial no Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal, a artista volta às estantes com uma obra que traz novamente ao convívio das crianças a conscientização socioambiental.

No novo livro, tudo começa com um apagão, e segue narrando a saga de uma família por uma noite toda sem energia elétrica.

A mãe estava em uma reunião on-line, a irmã conversava com as amigas pelo telefone, o pai cozinhava com auxílio da tecnologia. Quando a energia elétrica acaba, todos precisam interromper seus afazeres, agora longe das telas do celular, do computador, do videogame e da televisão.

Quando a casa, a rua, o bairro e a cidade inteira ficam no escuro, as personagens podem finalmente enxergar o mundo com outros olhos. Uma das crianças se lembra de um livro, presenteado pela avó, a “Enciclopédia Geográfica: Guia ilustrado das maravilhas da natureza” e é aí que a aventura começa.

Uma publicação da Pequena Zahar.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras