É hora de voltar para a escola
Estudantes da rede municipal de Sorocaba celebram o início de mais um ano letivo
Voltar. O verbo remete ao passado, mas no caso da “volta às aulas”, a experiência pode proporcionar situações e aprendizados novos. É o que espera grande parte dos alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba, que retornou para as salas de aula no começo desse mês. O Cruzeirinho acompanhou o regresso dos estudantes da E.M. Ronaldo Campos de Arruda, no bairro Aparecidinha, e o que mais vimos foi animação para um novo ano que se inicia. Na hora do intervalo, muita correria e conversas carregadas de ansiedade para contar o que foi feito nas férias. Típico dessa primeira semana de reencontros. Mas o que os alunos esperam e querem para os próximos meses? É o que vamos descobrir agora.
Se, para alguns, voltar à escola tem um gostinho de reviver memórias, para o Gustavo Gonçalves Moreira, de 10 anos, a expectativa é de criar novas histórias. O pré-adolescente nasceu em Pereiras, mas desde dezembro do ano passado mora em Sorocaba com os pais. Ele contou que gosta bastante de estudar e, entre as matérias favoritas, estão português e matemática. “É muito bom vir para cá, estou gostando bastante dos meus novos amigos e professora”, disse o garoto do 5º ano F.
Rever as amigas Kemilly e Manu é exatamente uma das motivações da também aluna do 5º ano F, Isabela Leite Ferreira. Apesar de ser no intervalo que a amizade entre o trio florece, a sala de aula é um lugar que a estudante de 10 anos diz gostar. “Esse ano espero aprender bastante e estava ansiosa pra voltar. Mas eu também gosto muitão de fofocar com as minhas amigas”, confessou Isa.
O recreio é, de fato, um dos locais que a garotada mais gosta dentro do período em que fica na escola. Mas se tem uma matéria que o Vinicius Dias arrasa é a educação física. Apaixonado por esportes, o garoto de 8 anos não vê a hora de começar os interclasses -- jogos de competição entre equipes no âmbito escolar. “Ano passado tentei participar, mas não deu. Agora quero é ganhar. Só não sei qual esporte que vou tentar”, contou, cheio de expectativa, o aluno do 4º ano H.
Já a Kyara Evelyn Vieira dos Santos, de apenas sete anos, disse que estava contando os dias para voltar à escola e conhecer a nova professora. Ela até se arrumou toda para o momento, com penteado e leve maquiagem. “A professora é muito legal, é uma das preferidas que eu tive até agora”, contou a estudante do 2º ano C. Ler e aprender os números são algumas das coisas que a pequena baianinha gosta de fazer. “Em casa tenho cinco livros, mas aqui na escola vou querer ler mais porque eu sei que tem bastante livro aqui”, complementou.
Infelizmente, não são todos os que ficam empolgados para voltar às aulas. Por isso que esses primeiros dias são essenciais na relação entre escola, professor e aluno. A Adriana Vitorino de Mello, 40 anos, professora da Kyara, preparou uma brincadeira simples, mas que estreita laços. “Preparei a ‘latinha da apresentação’ para que eles possam se apresentar e contar o que fizeram nas férias. Tudo de maneira lúdica e com brincadeiras, que é a maneira de trabalhar com o segundo ano”, disse.
E como foram as férias?
Já que a professora abriu o assunto “férias”, é claro que não íamos deixar de perguntar para as “estrelas” da edição como foi o período em que as brincadeiras e descanso reinaram. Entre as atividades estiveram viagem de avião, praia, shopping, passeio em família, práticas esportivas e banho de rio.
O pereirense Gustavo passou as férias em solo sorocabano e aproveitou para conhecer alguns pontos de sua nova cidade. “Fui no shopping, passeei com a minha família e até ganhei uma bicicleta nova”, contou o menino de 10 anos.
Já sua colega de classe, Isa Ferreira, apreciou a vista do céu. Ou melhor, do avião. Ela viajou para Porto de Galinhas, em Pernambuco com a família e amou. Mas a estudante também aproveitou as praias paulistas nos meses de descanso.
Tão empolgado com o interclasses, obviamente que o Vinicius Dias não ia deixar de praticar os mais diferentes esportes. Jogar futebol, soltar pipa e andar de skate. Radical!
Por fim, a mais jovem da turma, a Kyara, nos contou que as férias foram agitadas. “Fui no parquinho, piscina, no sítio dos meus avós e tomei um delicioso banho de rio”, finalizou a garota de sete anos. (Thaís Marcolino)