Filhote fêmea de macaco-aranha, do zoo, recebe nome de Cacau

Por Cruzeiro do Sul

O nome Cacau para o filhote fêmea foi escolhido com 310 votos

Cacau. Esse é o nome do filhote fêmea de mamaco-aranha-da-testa-branca (Ateles marginatus), que nasceu no ano passado no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. O nome foi escolhido por meio de votação feita entre os visitantes do zoo. No total, 667 pessoas votaram e o nome escolhido recebeu 310 votos.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a ação educativa comemorou o Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar os papéis e contribuições únicos da vida selvagem para as pessoas e para o Planeta.

O macaco-aranha-da-testa-branca é um representante muito especial da vida selvagem brasileira, pois só existe na Floresta Amazônica do Brasil, mais especificamente, no Pará e no Mato Grosso. Além disso, a espécie é considerada em perigo de extinção, ou seja, está ameaçada de desaparecer para sempre da natureza, principalmente, em razão da caça e da destruição da floresta, seja pelo fogo ou pelo corte de árvores.

O nome Cacau concorreu com outras três opções, que foram: Jurema (208 votos), Pupunha (128 votos) e Amazonas (21 votos). Todos os nomes foram escolhidos pelos profissionais do Zoológico de Sorocaba e guardavam alguma relação com a Amazônia, bioma onde vive a espécie.

Após anúncio do nome, que aconteceu no último sábado (9), a equipe do Zoo entregou “presentes” aos exemplares da espécie. Além de quatro caixas de papelão com folhas (couve e salsão) e um doce nutritivo (banana com pasta de amendoim sem açúcar), eles receberam um bolo simbólico com o nome vencedor.

O Parque Zoológico Municipal fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam de R$ 4 a R$ 8. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)