Tucano-de-bico-verde

Por Cruzeiro do Sul

Os animais dessa espécie medem cerca de 48 cm

Nome popular: tucano-de-bico-verde
Nome científico: Ramphastos dicolorus (Linnaeus, 1766)

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre uma ave muito especial: o tucano-de-bico-verde! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal incrível que vive em nossa cidade?

Observe a foto!
Ele tem um bico longo e curvado, de cor verde com uma faixa preta na base. Seu peito e sua garganta têm uma mancha amarela circulada com uma borda branca e sua barriga é vermelha. Em volta dos olhos a pele é nua e de cor vermelha! Os olhos têm a íris amarelo-esverdeada. As costas, a cauda e a barriga são todas negras por baixo e possui uma faixa vermelha na base da cauda, tanto por cima quanto por baixo. Ele mede cerca de 48 centímetros.

Essa ave adora viver em florestas, onde há bastante vegetação. O cardápio do tucano-de-bico-verde é variado! Alimentam-se de frutos, desde os pequenos até os maiores, além de insetos e pequenos vertebrados, incluindo até filhotes e ovos de outras aves.

Acreditam que eles são cavadores habilidosos? Eles escolhem ocos (buracos ou cavidades) nas árvores para construir seus ninhos e põem de dois a cinco ovos por ninhada. Os filhotes levam cerca de 20 dias para nascerem. Tanto a fêmea quanto o macho participam do cuidado com os filhotes e a alimentação.

Faça sua parte!

O tucano-de-bico-verde desempenha um papel vital no ecossistema. Ele ajuda a dispersar sementes de árvores frutíferas, contribuindo para a regeneração das florestas. Além disso, sua beleza enriquece a natureza em nossa cidade. Então, proteger as áreas naturais, como matas ciliares e parques, é essencial para a sobrevivência dessas aves. Podemos, ainda, plantar árvores nativas em nossos quintais para atrair tucanos e fornecer alimento.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)