Juntos vamos vencer o mosquito!
O combate começa dentro de casa, é hora de limpar o quintal e não deixar água parada em lugar nenhum
O mosquito Aedes aegypti está à solta. Só que ele não é bem-vindo, muito pelo contrário, queremos ele bem longe da nossa casa, da escola e do trabalho dos nossos familiares. E sabe por quê? Apesar de pequeno, ele transmite várias doenças, entre elas a temida dengue, que pode até mesmo matar.
Só que é possível combater o mosquito. E isso começa dentro da nossa própria casa. A coordenadora regional da Secretaria da Saúde de Sorocaba, Thaís Buti, nos ajuda a entender como fazer isso. “Todo mundo na casa precisa ajudar no combate à dengue! O mosquito coloca os ovinhos em qualquer lugar que tenha água. Dos ovinhos nascem as larvinhas, que são os filhotes do mosquito. Depois, eles viram casulo, igual às borboletas, e viram os mosquitos adultos”, explica.
E esse é o problema, quando se tornam adultos vivem em torno de 45 dias e podem voar longe...um raio de até 100 metros de distância até mesmo para colocar os ovos em outro local, onde tem algum recipiente com água parada e ainda voltar para o local onde consegue se alimentar.
“Temos de tirar a água de baldes, regadores, pratos de plantas, sacolas, plásticos, garrafas, latas, potes, tampinhas, e guardar essas coisas em local coberto, para não cair água da chuva”, orienta Thais. Ela ainda conta que os casos de dengue aumentam em março e abril, porque a quantidade de mosquitos também aumenta. “Quanto mais calor e chuvas, mais o mosquito se alimenta, bota ovos, pica a gente; e é na picada que o mosquito passa o vírus da dengue pra gente”, fala.
Combate
A Prefeitura de Sorocaba vem realizando uma série de ações de combate ao mosquito, isso é importante porque os especialistas já descobriram que os ovos são resistentes e podem ficar muito tempo em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água. Já a fêmea é capaz de picar até cinco pessoas em busca do sangue para se alimentar, em qualquer horário do dia.
Em Sorocaba, até a segunda-feira (8) eram três mortes pela doença, uma idosa de 77 anos, um homem de 39 anos e uma mulher de 49 anos. Das três mortes confirmadas, duas são de pacientes que apresentavam comorbidades, ou seja, tinham outras doenças preexistentes, como diabetes. Foram confirmados 7.016 casos e ainda existiam, de acordo com a Secretaria da Saúde, outros quatro óbitos em investigação no município.
A prefeitura fez, durante a semana, nebulizações em bairros afetados pela contaminação. Atualmente, os bairros com maior número de ocorrências são: Júlio de Mesquita, Jardim São Paulo, Nova Manchester, Jardim São Carlos, Colorau, Hortência, Barcelona, Vila Jardini, São Bento, Jardim Santa Bárbara, Vitória Régia, Jardim Nilton Torres, Nova Sorocaba, Leocádia, Jardim Montreal, Éden, Maria Antonia Prado e Laranjeiras. Equipes da Divisão de Zoonoses percorrem as residências e avisam os moradores sobre a iniciativa. Em seguida, ocorre a aplicação do veneno nas ruas e nos quintais.
O que fazer?
“Não podemos deixar a dedir pros pais furarem os pratinhos de planta, colocar detergente ou sabão em pó nos ralos e vasos sanitários, não deixar a mamãe colocar planta na água pra criar raiz, tampar a caixa d‘água, tudo isso para evitar que o mosquito consiga colocar os ovinhos na água”, orienta Thaís.
Todo cuidado é pouco, por isso também nada de jogar lixo ou entulho em terrenos abandonados. Lixo tem de ser descartado no lugar certo e a cidade também possui pontos de descarte para entulho. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato. Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. A Divisão de Limpeza Urbana e Resíduos da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) tem os endereços e atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: 3238-2358 ou pelo e-mail: dlur@sorocaba.sp.gov.br.
Todos são importantes na conscientização e no combate ao mosquito da dengue. “Muito! Para ajudar os pais a lembrarem de cuidar da casa e fazer a vistoria pelo menos uma vez por semana, acabando com os criadouros! É importante neste momento lembrar também dos sintomas da dengue: se você sentir febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço, vômito, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo, coceira, procure o Posto de Saúde ou Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa!”, alerta a coordenadora regional de saúde.
As UBSs Fiori, Hortência e Simus atendem das 8h às 18h como sentinelas — preferencialmente, aos pacientes classificados como grupo B, com comorbidades e manchas vermelhas/prova do laço positiva. O espaço para hidratação é maior e as três unidades fazem a coleta de sangue para exame. O atendimento aos pacientes do grupo A — com sintomas de dengue, sem sinais de alarme e comorbidades — permanece nas 33 UBSs da cidade, das 8h às 16h.
4ª edição do Concurso Cruzeirinho
Desenho e slogan
É hora de usar a criatividade e aprender. Todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino de Sorocaba, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, podem participar da 4ª edição do Concurso de Desenho e Slogan do Cruzeirinho, uma iniciativa do Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O tema é “Combate ao mosquito transmissor da Dengue”. Serão quatro categorias para premiar alunos e professores pela produção dos melhores desenhos e slogans. As atividades são realizadas exclusivamente em sala de aula abordando o tema proposto, com auxílio dos educadores. A escola irá enviar os trabalhos participantes. A premiação dos vencedores irá ocorrer no dia 18 de maio. Fale com o(a) professor(a) e participe!