Projeto ‘Rio vai à Escola’ encanta as crianças

Por Cruzeiro do Sul

Objetivo é que as crianças conheçam a diversidade do rio Sorocaba e sua importância ambiental

Dia do Rio Sorocaba é comemorado em março, mas nunca é demais falar sobre essa maravilha que existe na nossa cidade, não é mesmo? Ele é tão importante que é tema do projeto “Rio vai à Escola” que visita as escolas municipais de Sorocaba.

Quem recebeu as atividades desse projeto tão especial foram os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) 11, localizado no Jardim Belmejo, para turmas de manhã e tarde, do Pré 1 e Pré 3, com alunos entre quatro e cinco anos.

Durante a atividade eles aprenderam sobre a biodiversidade do Rio Sorocaba. Com muita brincadeira e contação de história, os alunos aprenderam sobre as condições atuais do rio. Ele é morada de diversos tipos de peixes, além de ser fonte de alimento e vida para diversos pássaros e outros animais que bebem e se banham na água do rio. Eles ficaram sabendo de como é prejudicial a poluição das águas e de como podemos contribuir para que ele continue sendo um motivo de orgulho para a cidade.

Para ajudar nessa importante missão de manter o rio Sorocaba limpo, alguns comportamentos são importantes. Não podemos jogar óleo de cozinha na pia, nem descartar lixo em lugares irregulares. Isso faz com que o lixo seja levado pelas galerias e acabe nas águas do nosso querido Sorocaba, poluindo o curso de água. “As crianças ficam impactadas quando mostramos tudo isso”, relata a coordenadora do Parque da Água Vermelha, Viviane Rachid.

As belezas do rio também são assunto no projeto. “Abordamos também a beleza do rio, com suas aves, peixes e outros animais que habitam esse ambiente”, continua Viviane. Segundo ela, as crianças entendem tudo isso e descobrem como é possível contribuir para manter o rio e a natureza preservadas, apenas com pequenas ações do cotidiano. “Então, nossa mensagem é deixar claro como eles podem ajudar a cuidar dos rios”, destaca.

Durante a ação, os alunos conheceram alguns peixes que habitam o Rio Sorocaba, quando puderam fazer o manuseio de espécies fixadas em solução (para manutenção de sua forma original). Entre as espécies apresentadas aos alunos estão o mandi e o barrigudinho. Utilizando uma lupa, as crianças puderam observar as estruturas dos peixes e aprender sobre suas principais características. Entre as aves, elas puderam conhecer o biguá e a garça.

Por fim, as crianças ganharam uma pintura corporal nos braços com o desenho de um peixe. “É uma experiência muito positiva e que está sendo muito bem acolhida pelas escolas, com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu). Então, vemos que há sempre muita alegria em participar do projeto”, conclui Viviane.

Gostou do projeto “Rio vai à Escola”? Saiba que ele pode ir até a sua escola. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280. (Da Redação)