A dama do samba
O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil no começo do século 20. Tem sua origem nos batuques e rodas de samba realizados pelos descendentes africanos em seus momentos de celebração e lazer.
Esse ritmo genuinamente brasileiro se tornou popular, saiu dos guetos e ganhou o mundo a partir da década de 1930, quando passou a tocar nas rádios e ser apresentado pelas escolas de samba, tornando-se o ritmo mais tradicional da cultura brasileira.
Dona Ivone Lara foi uma das maiores precursoras desse movimento tão celebrado. A menina Ivone Lara nasceu no dia 13 de abril de 1922, no Rio de Janeiro. Ela cresceu no bairro de Vila Isabel, um importante reduto do samba carioca. Desde criança, Ivone mostrou interesse pela música, cantando e tocando cavaquinho com frequência. Sua família possuía uma grande influência musical e ela teve a oportunidade de conviver com importantes nomes do samba, como Cartola e Ismael Silva.
Ao longo de sua juventude, Ivone desenvolveu ainda mais sua paixão pelo samba, participando de rodas de samba e se envolvendo cada vez mais com a cultura carioca.
A música popular brasileira além de sua melodia universal, também traz consigo as biografias inspiradoras de seus intérpretes. “Dona Ivone Lara e o Sonho de Sambar e Cantar” é uma dessas histórias.
A grande dama do samba, como era chamada, foi a primeira mulher a assinar a composição de um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba.
Uma biografia ilustrada escrita por Jacques Fux, ilustrada por Flávia Borges e publicada pela Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras