Xadrez é tática, estratégia e diversão

O encontro aconteceu no andar térreo do Paço Municipal e teve objetivo de promover a integração entre os estudantes

Por Cruzeiro do Sul

Alunos de seis escolas municipais participaram da atividade

Jogo de estratégia e tática, o xadrez é um esporte disputado em tabuleiro e o grande objetivo da partida é derrubar o rei adversário com o famoso “xeque mate”. A origem do jogo ainda é incerta e pesquisas atuais apontam que ele teria surgido na Índia por volta do século 6. Muito tempo, não é mesmo? Mas, apesar de ser tão antigo, o xadrez ainda atrai muita gente que o pratica de forma amadora ou profissional. E, no último dia 24, cerca de 200 alunos da rede municipal participaram de uma manhã muito legal como parte do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, com a modalidade xadrez.

No total, foram seis escolas que participaram da atividade. O encontro aconteceu no andar térreo do Paço Municipal e teve objetivo de promover a integração entre os estudantes, possibilitando a socialização e realização de jogos interescolares. Os estudantes tiveram a possibilidade de realizar partidas simples ou em duplas ou até mesmo em grupos com mais de três alunos, nos tabuleiros comuns e tabuleiros gigantes de xadrez.

“Achei muito legal participar. Além de poder jogar, foi a primeira vez que eu visitei a Prefeitura”, contou o aluno Felipe, de 10 anos. Seus colegas Christopher, também de 10 anos, e Lucas, de 9, também aprovaram a ideia. “Antes eu só havia jogado com minha avó, mas agora estou conseguindo aprender muito mais, com as aulas”, falou Christopher. Para Lucas, também conta a expectativa de conhecer gente nova. “Além de aprender coisas novas, eu estou fazendo mais amizades na escola”, descreve Lucas.

Rafael, de 10 anos, aprendeu mais jogadas e comemorava a oportunidade do passeio “Comecei a participar do projeto este ano, mas percebo que o xadrez vem me ajudando a aprender as outras matérias da escola. E aqui estou ansioso para conhecer melhor a Prefeitura, talvez até encontrar o prefeito”, comentou o estudante. Ryan, também de 10 anos, estava feliz por já ter jogado, em pouco tempo, três partidas, e vencido de alguns oponentes mais velhos.

A ação, aberta ao público, contou com a participação de alunos das escolas: E.M. “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita Filho), E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” (Vila Fiori), E.M. “José Carlos Florenzano” (Jd. Santa Esmeralda), E.M. “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes” (Jd. Renascer), E.M. “Ary de Oliveira Seabra” (Cajuru do Sul) e E.M. “Prof. José Osório de Campos Maia e Almeida” (Jd. Bertanha). (Da Redação com Secom Sorocaba)

 CONFIRA GALERIA COM MAIS FOTOS