Um clássico!

Por Cruzeiro do Sul

Coleção de fábulas

Versos de Bichos” lançado pela primeira vez no Brasil foi escrita por Bertolt Brecht, entre as décadas de 1930 e 1940 e é uma coleção de fábulas em forma de poemas que tem animais como personagens, fazendo analogias a condição humana e os desafios da vida em sociedade.

As fábulas poéticas são escritas de maneira simples e direta, facilitando a compreensão, mas também permitindo uma profundidade de interpretação. As ações e características dos animais remetem a comportamentos humanos e dilemas éticos.

Essa potente sutileza revela uma característica ímpar de Brecht, talvez a mais importante da sua obra voltada para as crianças: levar a sério o público infantil, confiando em sua capacidade de reflexão. A escolha de usar animais permite que o autor trate de questões delicadas e controversas, criando um espelho que reflete a sociedade de sua época (que, aliás, ainda se parece muito com a nossa).

Essa obra tão rica em simbolismos e necessária em qualquer tempo é belissimamente ilustrada por Marcelo Tolentino, um artista à altura de tão importante clássico. A publicação é da Editora Boitatá com tradução de Maria Gutierrez.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras