Araucária
Nome científico:
Araucaria angustifolia
Família: Araucariaceae
Você já comeu pinhão? Estamos no mês de junho e, nessa época do ano, é muito comum termos esse delicioso alimento entre os tradicionais quitutes das festas juninas.
O pinhão é a semente de uma árvore muito especial, a araucária, uma árvore nativa do sul do Brasil e presente também em áreas de altitude do sudeste.
A araucária é uma grande árvore que pode chegar a até 50 metros de altura. Tem um formato de copa bem característico e suas folhas são rígidas e pontudas, parecendo agulhas. Elas fazem parte de um grupo de plantas que, assim como os pinheiros, os ciprestes e os cedros, não possuem flores e frutos. Suas sementes são produzidas em um outro tipo de estrutura, as pinhas. As pinhas são os órgãos de reprodução desse grupo de plantas que, após fecundadas, desenvolvem os pinhões.
O pinhão também faz parte da alimentação de muitas aves e mamíferos, como a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - ave símbolo do Paraná, a gralha-amarela (Cyanocorax chrysops), o serelepe (Guerlinguetus ingrami), a cutia (Dasyprocta azarae) e o macaco-prego (Sapajus nigritus).
Infelizmente, devido à exploração pelo homem, a araucária está ameaçada de extinção. Por isso, ela é protegida por lei e existe até mesmo um dia para nos lembrarmos dela. No dia 24 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Araucária.
Que tal conhecer uma araucária de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”! Ele fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações. Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h. E a entrada é gratuita.
Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba