Barbudo-rajado
Nome popular: Barbudo-rajado
Nome científico: Malacoptila
striata (Spix, 1824)
Olá, pequenos amigos da natureza! Hoje vamos conhecer uma ave muito interessante que vive em nossas florestas: o barbudo-rajado.
Observe a foto! O barbudo-rajado tem as costas e asas marrom-escuras, com estrias de cor ocre, uma garganta branca com uma faixa negra delimitando logo abaixo, e por baixo é marrom-cinzenta. Uma curiosidade é que ele não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas são muito parecidos. Ele mede cerca de 20 centímetros de comprimento.
Gosta de viver em matas densas, nas bordas e no interior delas, mas também pode viver em bambuzais e ser encontrado em clareiras. Adora comer insetos e outros pequenos artrópodes.
Faz seu ninho em terrenos acidentados, como barrancos. A câmara do ninho é feita escavando um buraco e é forrada com capim e folhas secas. A sua entrada é, muitas vezes, camuflada com folhas e galhos. A fêmea coloca de dois a três ovos brancos e brilhantes. Tanto o macho quanto a fêmea cuidam dos filhotes por cerca de 17 a 22 dias após o nascimento. Faça sua parte: para ajudar a conservar o barbudo-rajado, podemos proteger as florestas onde ele vive, evitar a poluição e não usar pesticidas que possam prejudicar os insetos dos quais ele se alimenta. Plantar árvores nativas e manter áreas verdes em nossa cidade também são ações importantes para manter o habitat dessa ave tão única.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)