Sanã-parda

Por Cruzeiro do Sul

Ela é uma ave pequena, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento

Nome popular: Sanã-parda
Nome científico: Laterallus melanophaius (Vieillot, 1819)


Olá, pequenos observadores da natureza! Hoje vamos falar sobre uma ave muito interessante chamada sanã-parda!

Observe a foto! Possui a cabeça, a parte de cima da cauda e as costas marrom-escuras. Tem a lateral do pescoço alaranjada e uma máscara cinza. A garganta e o ventre (barriga e peito) variam em um tom entre creme-claro e branco. Nas laterais abaixo da asa (flanco) e cauda, é listrada de preto e branco. Os olhos são vermelhos, o bico é cinza e os pés escuros. É uma ave pequena, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento.

A sanã-parda vive em pântanos, brejos e mangues, onde encontra abrigo e alimento. Alimenta-se, principalmente, de insetos, mas pode comer também anfíbios, como sapos, além de sementes e folhas.

Ela constrói um ninho especial para seus filhotes, que tem formato arredondado e uma entrada lateral. Ele é feito de folhas e revestido com capim seco e penas. Os ovos da sanã-parda são brancos ou creme, com manchas marrons ou avermelhadas, às vezes, mais concentradas na parte arredondada do ovo. Os filhotes levam cerca de 20 dias para nascerem. Ambos os pais cuidam dos filhotes após o nascimento.

Faça sua parte: Para ajudar a conservar a sanã-parda em nossa cidade, podemos plantar árvores nativas que forneçam alimento e abrigo para ela. Também é importante proteger os rios e lagos, e evitar a contaminação por agrotóxicos e resíduos. Manter comedouros e fontes de água limpa em nossos jardins também pode ajudar a atrair e proteger essas aves.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)