Saracura-três-potes

Por Cruzeiro do Sul

A saracura-três-potes adora viver em lugares úmidos e cheios de plantas

Nome popular: Saracura-três-potes
Nome científico: Aramides cajaneus (Statius Muller, 1776)

Olá! Hoje vamos conhecer uma ave muito especial que pode estar bem pertinho de você: a saracura-três-potes.

Observe a foto! A saracura-três-potes possui a cabeça e o pescoço na cor cinza, o que ajuda a diferenciá-la das demais saracuras. As asas e as costas são de cor marrom-esverdeada, sendo as asas marrom-oliváceas. As laterais do corpo, por baixo, são castanhas e, por baixo das asas, possui um barrado negro e marrom que pode ser visto quando ela voa.

A barriga é laranja-pálida e a cauda anegrada. As pernas e os pés são vermelhos. As coxas são cinzas, o bico é branco-esverdeado na ponta com amarelo na base e os olhos possuem um anel vermelho, assim como a íris. É uma ave pequena, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento.

A saracura-três-potes adora viver em lugares úmidos e cheios de plantas, como margens de rios e brejos. Também pode ser encontrada na beira de córregos e lagoas existentes em parques na cidade. Em Sorocaba, pode ser avistada em locais como o “Chico Mendes” e o “Ives Ota”. É comum a ouvirmos cantando no final do dia e no amanhecer, com um canto que parece que ela diz: “três... potes... três... potes... três... potes...”, daí seu nome popular.

Ela é uma ótima caçadora, sempre capturando seu alimento no chão, revirando folhas na mata ou em pântanos (brejos e campos alagados). Gosta de comer insetos, como baratas e gafanhotos, além de sapos, cobras d’água, pequenos peixes e até crustáceos, mas também pode se alimentar de capim, sementes e frutas. Pode ser vista empoleirada em comedouros com frutas. Ainda pode comer milho e arroz, seja cru ou cozido, e até bananas. Com seu bico longo e forte, ela quebra as cascas de caracóis grandes.

Quando chega a hora de construir seu ninho, ela é uma ave muito criativa! O ninho tem formato de uma tigela profunda, construído com galhos e folhas secas de plantas, podendo usar até lama na construção. Normalmente ele é encontrado entre um e sete metros de altura, seja em um arbusto, trepadeira, árvore de pequeno porte ou até mesmo em um toco, frequentemente localizado acima ou nas proximidades da água e, geralmente, no chão. Lá, ela coloca de três a sete ovos brancos com pintinhas marrons, que são chocados por ambos os pais por cerca de 20 dias. Deixam o ninho após um ou dois dias e os filhotes são alimentados e cuidados por ambos os pais.

Faça sua parte: As saracuras-três-potes precisam da nossa ajuda para continuar desfilando por aí. Podemos proteger os lugares onde elas vivem, não jogando lixo na natureza e cuidando dos rios e lagos. Assim, essas lindas aves continuarão fazendo parte da nossa cidade e encantando a todos!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)