Arapaçu-verde
Nome popular: Arapaçu-verde
Nome científico: Sittasomus griseicapillus (Vieillot, 1818)
Olá! Hoje vamos explorar o mundo do arapaçu-verde, um pássaro cheio de surpresas!
Observe a foto! O arapaçu-verde tem um bico pequeno e reto. Suas costas, asas e cauda são da cor marrom-avermelhada. Já a cabeça pode ser cinza ou cinza-olivácea. Mede cerca de 20 centímetros.
Adora viver em florestas e bosques, mas também pode ser encontrado no cerrado e matas secas. Ele se esconde entre as árvores, explorando troncos e galhos em busca de insetos deliciosos. Falando em comida, ele é um verdadeiro caçador de insetos, capturando larvas escondidas nas cascas das árvores! Olhando de longe, lembra o comportamento de um pica-pau apoiado nos troncos das árvores, mas observe que é mais ágil e tem “garrinhas” na ponta da cauda que ajudam no apoio quando está escalando.
Para construir seu ninho, usa folhas para forrar o ninho, que é sempre feito em cavidades, como buracos em ocos de árvores e arbustos. A fêmea põe de dois a três ovos brancos. Não existem muitas informações sobre a reprodução da espécie, aparentemente tanto macho quanto fêmea cuidam dos filhotes.
Faça sua parte: Para ajudar a conservar o arapaçu-verde em nossa cidade, podemos proteger as áreas verdes, evitar o desmatamento e aprender mais sobre essas aves incríveis. Por isso, vamos cuidar do nosso ambiente para que ele continue a nos encantar com sua beleza!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)