Contação de história ensina sobre a linguagem dos pássaros

Por Cruzeiro do Sul

A contação de história será dia 24, às 16h, no Sesc Sorocaba

Sami é um menino indígena que acaba se perdendo quando sai para caçar. A volta para casa só é possível graças à ajuda de uma cobra sucuri que mostra a ele o trajeto e, no caminho, vai contando ao menino a língua dos pássaros. Esse é o enredo de “DIÂ-U’TÎ’KAR: A Sucuri e o Segredo dos Pássaros”. A contação de história acontece no dia 24 de agosto, um sábado, a partir das 16h, no Sesc Sorocaba. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Inserida na programação do mês “Agosto Indígena”, a história lembra de uma época antiga, quando os animais podiam se comunicar com os humanos. Na conversa entre Sami e a sucuri, fica claro que nem todos os pássaros estão felizes.

Por meio da história, ficamos sabendo um pouco sobre a linguagem dos pássaros. A conversa entre os personagens mostram que esses seres quando estão cantando nem sempre estão felizes e sim discutindo, agourando ou nos alertando sobre algo que está prestes a acontecer. A história ajuda a conscientizar os não indígenas que mantêm em suas gaiolas os pássaros para que eles possam ver os passarinhos com outro olhar.

O Grupo de Artes Dyroá Bayá, que apresentará o espetáculo, tem a missão de compartilhar histórias e saberes oriundos das culturas indígenas das etnias Tukano e Tariano, valorizando as artes e a oralidade características desses povos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Da Redação)