Jogos Olímpicos inspiram futuros atletas

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

A ginasta brasileira Rebeca Andrade foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos

O encerramento dos Jogos Olímpicos acontece hoje. Foram milhares de atletas, de diferentes nacionalidades, disputando diversas modalidades esportivas. Por aqui, adultos e crianças do País inteiro acompanharam, torceram e vibraram pelos brasileiros nas disputas em Paris. E os atletas são grandes exemplos de disciplina e persistência, demonstrando não só habilidades físicas extraordinárias, mas também características como resiliência, determinação e espírito esportivo.

E em tempos de Jogos Olímpicos, quem não gostaria de se sentir no pódio? O evento realizado a cada quatro anos tem o poder de influenciar positivamente as crianças, motivando-as a participar em atividades esportivas, promovendo valores essenciais e moldando futuros atletas.

O Cruzeirinho bateu um papo com três jovens atletas que sonham em, um dia, participar de uma Olimpíada e representar o Brasil.

Ana Clara Guimarães Dallacqua, 11 anos, escolheu a natação como esporte de competição, já conquistou medalhas e sonha alto. “As Olimpíadas me inspiram. Faz com que eu me dedique mais aos treinos e sonhe um dia ser uma atleta olímpica e representar o meu País no esporte que eu tanto amo, que é a natação. Me faz pensar que todo o meu esforço e treinamento diário vale a pena quando vejo tantos atletas conquistando medalhas”.

Os Jogos Olímpicos inspiram também Manuela Assis de Souza Pereira, 9 anos, atleta da ginástica, que torce e vibra com as conquistas do Brasil na modalidade. “Acompanho todos os dias pela televisão e comemorei muito as conquistas da Rebeca Andrade e todas as meninas do Brasil. Elas me inspiram muito. Também sou fã de várias atletas de outros países, em especial Simone Biles e Sunisa Lee. Eu treino quatro vezes por semana e participo das competições regionais na ginástica porque quero aprender muito e executar todos os movimentos que hoje vejo as atletas fazerem nas Olimpíadas”, contou orgulhosa a atleta com suas conquistas na ginástica.

“Esse é o primeiro ano que assisto às Olimpíadas. Tenho acompanhado a maioria dos esportes, e principalmente o basquete, modalidade que escolhi. Fico imaginando que um dia eu possa estar lá, representar o meu País e fazer com que o basquete tenha uma boa colocação, pois meu sonho é ser um jogador profissional de basquete e representar o Brasil”, contou Rafael Agasi, de 9 anos.