‘Puxa! Puxa!’

Por Cruzeiro do Sul

.

Adulto ou criança, basta ouvir “era uma vez” para que nossa atenção seja capturada. E nós gostamos tanto dos contos de fadas por muitas razões, são histórias que nos tocam por aspectos emocionais, psicológicos e culturais. Têm origem enraizada nas tradições orais de várias culturas ao redor do mundo, são histórias contadas de geração em geração, universais e atemporais. Com o tempo, os contos de fadas foram adaptados por diferentes culturas e contextos, sempre criando analogias interessantes e divertidas.

Essa não é uma adaptação, nem um reconto, é bem mais legal que isso. Os geniais Leo Cunha, Tino Freitas e Weberson Santiago criaram um livro que é ao mesmo tempo um jogo, uma coleção de charadas e um convite para ler, brincar e imaginar.

Dois times se enfrentam em uma divertida brincadeira de cabo de guerra. Para jogar, você precisa descobrir quem são os participantes, é preciso desvendar charadas rimadas que, a cada página, revelam uma surpresa: eles vieram todos dos contos de fadas. Bruxa, dragão, lobo mau, rainha má, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e Pequena Sereia. Todos se divertem puxando a corda para o seu lado.

Esse livro se abre e fecha como uma sanfona, o que dá a ele uma propriedade quase mágica, que encanta as crianças: ele nunca termina. Uma produção caprichada da Brinque Book.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia-efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras