Lendas e histórias formam o folclore brasileiro
Conheça um pouco mais sobre alguns personagens da cultura popular brasileira
Dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, a cultura popular que desperta grande interesse de pesquisadores e crianças. As lendas do folclore brasileiro são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva do povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração.
A maioria das lendas brasileiras são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e histórias trazidos de colonizadores portugueses e escravos africanos. Com o tempo, as lendas foram adaptadas por indivíduos comuns e se tornaram ainda mais populares, em virtude da comparação que existe entre o seu teor narrativo e os costumes de cada região.
Algumas encantam, outras assustam, mas, acima de tudo, elas representam as características de quem as inventou.
Quem nunca ouviu falar da mula-sem-cabeça, da sereia Iara, do sapeca Saci-pererê, Caipora, Curupira, boto-cor-de-rosa, Boitatá, cobra-grande, vitória-régia, comadre Fulozinha, lobisomem, entre outros? Eles fazem parte da cultura brasileira e formam o folclore.
Vamos conhecer a história de quatro personagens do folclore por Monisa Maciel, escritora, contadora de histórias e pesquisadora do livro para a infância.
Saci-pererê - O mais popular entre os personagens. Ele é uma criatura alegre, esperta, astuta; sua sabedoria está no capuz, se tirar o capuz ele perde a sabedoria. Como meio de transporte ele usa o redemoinho. Entre suas travessuras faz a pipoca virar piruá para não estourar, azeda o leite, troca o açúcar pelo sal e esconde objetos.
Curupira - Tem cabelo vermelho-alaranjado que parece fogo. Ele emite um som de apito e tem os pés para trás. É muito popular por confundir os caçadores na mata parecendo que ele vai em uma direção, mas vai para outra e acaba sendo o grande guardião das matas.
Iara - A Iara, diz a lenda, foi salva em uma noite de lua cheia pelos peixes, por isso ela ganhou a imagem de sereia, metade mulher, metade peixe. Ela é muito popular pelo canto, com o qual acaba seduzindo os homens. Encanta as crianças pela imagem diferente, metade mulher, metade peixe.
Boitatá - Seu nome tem origem na língua tupi-guarani e refere-se a uma cobra-de-fogo. Sua maior função é proteger as matas e os animais de pessoas que têm atitudes más. Ela é uma grande guardiã da natureza.
E se você gostou das histórias, existe muito material sobre o assunto. O folclore brasileiro é tema de muitos livros, filmes e músicas. Uma dica é a série de animação “Além da Lenda”. Lá, em episódios curtos, o espectador conhece figuras como o lobisomem, a mula-sem-cabeça. Inclusive, as imagens que ilustram essa matéria são dos personagens da série que está disponível no canal gratuito de streaming TV Brasil Play.