Eleições para o Grêmio Estudantil agitam escola

Por Cruzeiro do Sul

Foram cinco chapas disputando os votos dos estudantes

Você já deve ter visto que estamos em época de eleições. É assim que definimos os nossos representantes para os próximos anos. Em outubro, os eleitores de todas as cidades do Brasil vão votar para escolher prefeitos e vereadores.

Os eleitos devem fazer leis, fiscalizar a aplicação delas e representar o povo, pensando sempre no que é melhor para todos. E, no último dia 2, os alunos da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” também escolheram seus representantes, que vão ocupar o Grêmio Estudantil da escola. A votação contou com a participação de mil alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental da unidade, que têm entre seis e dez anos.

Esse é o segundo ano da organização formada por estudantes, que foi implantada de forma inédita para a faixa etária em 2023 a partir de atividades curriculares desenvolvidas com o objetivo de abordar temas referentes à cidadania e à estrutura dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A criação do Grêmio Estudantil contou com o apoio da equipe escolar, responsável pelas orientações e organização tanto do edital quanto do cronograma eleitoral. Com as atribuições definidas, os alunos formaram cinco chapas, elaboraram propostas e deram início ao processo eleitoral na escola. Os membros de cada chapa são distribuídos em cargos que incluem diferentes atribuições, como, por exemplo, diretor de imprensa, esportes, cultura, saúde e meio ambiente.

Proporcionar esse tipo de atividade aos alunos dessa faixa etária contribui para o primeiro contato dos pequenos a assuntos voltados à vida social, cultura e política, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e do espírito de liderança. “Nós trouxemos o Grêmio para o ambiente escolar de forma didática mostrando que eles têm condição de escolher e ter uma participação mais ativa na escola. Depois que os representantes são escolhidos, eles procuram a direção com propostas e demandas, sempre buscando soluções. Estamos ensinando a democracia na sua essência, na escola, formando cidadãos mais críticos e participativos”, explicou o diretor da escola, Alex Sandro Lucas dos Santos.

A votação

A votação para o Grêmio Estudantil segue o modelo utilizado pelos adultos e para tornar a experiência mais interessante. Para enriquecer a experiência, o cartório eleitoral disponibilizou uma cabina de votação para as eleições. “Estou adorando participar porque será muito bom pra nossa escola. A chapa que escolhi é de um colega da minha sala, eles disseram que se ganharem vão pedir mais uma rede de vôlei, por isso decidi meu voto”, contou Ana Júlia Almeida, aluna do 5º ano, que aguardava ansiosa na fila para votação. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)