Qual é a sua fruta preferida

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

As diversas cores indiciam também variedade de nutrientes e vitaminas


Laranja, morango, uva, banana ou mamão, que fruta eu vou comer? Existem muitas espécies de frutas, algumas se destacam pelo sabor adocicado, outras são mais cítricas. Frutas são alimentos que fornecem nutrientes básicos e importantes como água, fibras, vitaminas e sais minerais. Elas são excelentes opções para o café da manhã, lanche ou sobremesa.

Banana, laranja, maçã, limão, tangerina, manga, abacaxi, pera, melão, uva, maracujá, abacate, coco, caqui, ameixa, pêssego e kiwi estão entre as mais vendidas e na lista das mais pedidas pela criançada.

As frutas segundo a nutricionista Tamara Marcelino, devem ser consumidas diariamente e variada em cores garantindo assim uma diversidade maior de vitaminas e minerais e podem ajudar na prevenção de doenças.

“Frutas como kiwi, manga, mamão e abacate, podem contribuir de maneira saudável para o bom funcionamento do intestino. Frutas como morango, maçã, pêssego e figo podem ajudar a regular a quantidade de açúcar e gordura no sangue, ajudando assim na prevenção de diversas doenças como diabetes, colesterol e doenças cardiovasculares. Além disso, podemos usar frutas cítricas como laranja, limão, acerola e mexerica diariamente para manter bons níveis de vitamina C, melhorando a imunidade, além delas também contribuírem para uma melhor absorção de ferro da alimentação, prevenindo assim a anemia”, ensina. A nutricionista fala também sobre a importância da correta e necessária higienização. “Nas frutas que comemos a casca, devemos antes, deixá-las em solução com água sanitária, devidamente limpas para o consumo, evitando uma possível contaminação ou intoxicação alimentar”, explica a profissional. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

As preferidas


Em um bate-papo com as crianças, descobrimos quais são as frutas preferidas, as desconhecidas e as que, para alguns, não são consumidas de jeito nenhum.

Miguel Cherione Silva de 7 anos adora morango, inclui em seu cardápio diário variações, gosta de experimentos, mas não é fã de mamão. Para ele, fruta é um alimento que não pode faltar na lancheira. “Essa semana me lambuzei com amora colhida na chácara da vovó, e adorei”, conta.

“Frutas são fontes de vitaminas e fibras e devemos comê-las todos os dias para garantir uma alimentação saudável”, comenta Ana Júlia C. Silva de 11 anos. A menina adora uva verde e, assim como o Miguel, não gosta de mamão. O melão também não está entre suas frutas preferidas e, como são muitos os sabores, cores e formatos das frutas, a menina conta que tem curiosidade por experimentar pitaya.

Antonella Machado de Assis, 10 anos, gosta de diversificar o cardápio e aprecia uva, maçã, banana, laranja, mexerica, morango, abacaxi e amora, mas a predileta é a uva verde. Entre as frutas que ainda vai experimentar está a jaca. A jovem conta que nunca provou dessa fruta que é tão comum no Brasil, mas, ainda assim, não tem grande apelo comercial. Entre suas frutas preferidas, Antonella elege a laranja, fruta rica em vitamina C.

Já as irmãs Manuela e Júlia Barbieri Cruz vivem fazendo experimentos, mas também pontuam as frutas prediletas. Manuela, de 8 anos, gosta de melancia, morango, manga, uva e pitaya, já a pequena Julia, de 5 anos, prefere morango, uva e goiaba. As duas contam que nunca provaram lichia. “Gostamos de comer frutas porque são ricas em fibras e vitaminas e não podem faltar na nossa lancheira”, comentam as irmãs.