Crianças arregaçam as mangas e plantam 200 árvores no Wanel Ville

Atividade envolveu educação e meio ambiente, ensinando ainda sobre arborização urbana e o perigo das queimadas

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Foram cerca de 250 alunos que participaram da atividade de plantio de árvores. Eles também aprenderam sobre o perigo das queimadas e a importância da preservação ambiental

Um cenário vivo de amor à natureza. Cerca de 250 alunos da Escola Municipal Prof. Oswaldo Duarte, com idades entre 8 e 11 anos, participaram do plantio de 200 mudas de árvores nativas em uma área pública do bairro Wanel Ville. A ação, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), foi promovida no final de setembro como parte da programação especial em celebração ao Dia da Árvore.

O objetivo foi aproveitar a data especial para orientar e sensibilizar as crianças sobre a importância de arborizar a cidade, ampliando a área total vegetada, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. Os pequenos e os profissionais da educação e meio ambiente se uniram na emocionante jornada de plantio das árvores.

Após participarem de uma oficina oferecida pela equipe de Educação Ambiental da Sema, que mostrou o passo a passo de um plantio, os alunos colocaram a mão na terra e plantaram mudas de pitanga, uvaia, araçá, quaresmeira, grumixama, ipê-amarelo, entre outras espécies nativas da região, que constam da “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do Estado de São Paulo” do Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo.

A atividade foi aprovada e o pequeno Murilo de Souza Tomaz, de 11 anos, gostou do que aprendeu. “Aprendemos sobre o cultivo; cuidar do meio ambiente é como cuidar da gente. Foi uma atividade bem legal desenvolvida na escola”, conta ele, lembrando que foi um dia de bastante aprendizado.

Lívia Pacheco, também de 11 anos, foi outra aluna que participou do plantio. “Plantando árvores melhoramos a qualidade do ar. Foi um atividade bem legal”, diz. Lívia adorou colocar as mãos na terra e aprender mais sobre a natureza. “Foi um dia especial”, finaliza a aluna.

Além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são muitas. As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Queimadas

Paralelamente, para trabalhar a questão das queimadas de forma lúdica e educativa, os alunos ainda conferiram a exposição “Animais de Sorocaba que Vivem nas Árvores!”, com animais taxidermizados durante todo o período do plantio.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer espécies da região de Sorocaba que sofrem com os incêndios em áreas verdes, como o bugio, o ouriço, o gambá e o tucano-toco, e como cada um pode colaborar nesta questão e como denunciar casos de queimadas na cidade.

As queimadas causam problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. (Com informações de Secom Sorocaba)

 

 É importante mais verde na cidade

 

A arborização dos ambientes urbanos é importante para a saúde das pessoas. Elas mantêm as temperaturas amenas sendo fonte de sombra e produzindo alimento para muitas espécies, inclusive para nós, seres humanos.

A técnica ambiental Camila de Paula Álvares Rosa explica que as áreas verdes da cidade são como refúgio para a biodiversidade. Segundo ela, esses espaços guardam muitas espécies, não só de animais como de plantas e outros organismos. “A ampliação dessas áreas verdes é extremamente importante para ajudar na conservação da biodiversidade como um todo”, explica.

Ela também considera importante as iniciativas como as dos alunos. “A ação de plantio no Wanel Ville contribui nesse sentido. Com a ampliação dessas áreas verdes vão contribuir com a biodiversidade da cidade. A arborização urbana pode contribuir também tanto do ponto de vista de favorecer a biodiversidade como melhorar o bem-estar da população que vive na cidade.

Com a ampliação das áreas verdes a gente tem a diminuição da temperatura do ambiente”, finaliza. (G.C.P.)