Websérie com contos de escritores locais estreia este mês

Por Cruzeiro do Sul

A questão ambiental está na história de "Dom Quixote, o Cavaleiro da Reciclagem"

Em comemoração ao Dia das Crianças, data celebrada ontem (12), está no ar o primeiro episódio da websérie com contos infantis escritos por sorocabanos. Gravada no Parque Chico Mendes, “Contos Infantis Sorocabanos” pode ser vista gratuitamente no canal do YouTube Leitor do Mundo. O projeto foi idealizado pela mediadora de leitura Flávia Colpas, é ela quem faz as leituras e interpreta as histórias.

O primeiro episódio é “Atum, o Gato Grato, Cai no Mundo!”. A história foi escrita por Thaís Laham Morello e conta as aventuras de um gato que tem nome de peixe.

No próximo sábado, o episódio que vai ao ar é “Dom Quixote, O Cavaleiro da Reciclagem”. A história apresenta Dom Quixote preocupado com a preservação do meio ambiente, lutando contra um dragão chamado “Poluição”. A autoria do conto é de Angeles Paredes Toral.

E, o último episódio da série, “A Sociedade das Formigas”, de Manoel Francisco Filho, estreia no dia 26. Utilizando-se de figuras de linguagem, o autor fala de relações de trabalho e luta de classes de uma forma didática, para que as crianças assimilem que “quem nasce operária não necessariamente morrerá operária”.

Para Flávia, a escolha das histórias foi essencialmente guiada pela temática que envolve meio ambiente, cultura e cidadania. “Eu queria que as histórias falassem sobre o meio ambiente ou sobre elementos da natureza e que também trouxessem aspectos da cultura que pudessem fomentar o debate entre as pessoas que fossem assistir à websérie”, explica.

A inclusão de recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição, foi prioridade na produção com intuito de garantir que o conteúdo chegue ao maior número possível de pessoas, especialmente crianças.

A websérie envolveu mais de 30 profissionais e foi financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de um edital da Secretaria da Cultura de Sorocaba. A direção é de Chores Rodrigues e produção executiva de Flávia Battistuzzo.

Parque como cenário

Outra coisa legal desta websérie é que ela foi toda gravada no Parque Chico Mendes, um lugar lindo que existe na nossa cidade e que também pode ser visitado gratuitamente.

O Parque Chico Mendes, escolhido como cenário para a gravação, teve papel importante na ambientação e narrativa da série. “Foi essencial tanto em termos de compor os cenários quanto em termos de criar uma atmosfera favorável para falar sobre meio ambiente e sobre os elementos da natureza”, observa Colpas, destacando que o parque proporciona um ambiente de relaxamento e lazer, essencial para criar a conexão necessária entre o espectador e os temas abordados.