Gavião-pernilongo

Por Cruzeiro do Sul

De cor cinza e com listras finas negras, mede de 43 a 50 centímetros de comprimento

Nome popular: Gavião-pernilongo
Nome científico: Geranospiza caerulescens (Vieillot, 1817)

Olá, explorador da natureza! Hoje vamos conhecer uma ave de rapina incrível que vive em nossa cidade: o gavião-pernilongo. Vamos descobrir suas características, hábitos e como podemos ajudar a conservar essa espécie?

Observe a foto! É uma ave praticamente toda cinza, com listras finas negras e com a cauda longa preta com duas faixas brancas. As pernas são longas e de cor vermelho alaranjado, por isso o nome pernilongo. Mede entre 43 e 50 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 75 a 111 centímetros.

Gosta de morar perto de florestas, savanas e até em áreas perto de pântanos e rios. Ele gosta de ficar nas árvores, geralmente na borda da floresta ou dentro dela, e não costuma voar muito alto. Alimenta-se de uma variedade de alimentos, como cobras, pássaros, morcegos, rãs e até insetos grandes.

Quando chega a hora de fazer o ninho, o casal de gavião-pernilongo usa gravetos, galhos e folhas frescas e o constrói no alto das árvores, geralmente entre 10 e 15 metros acima do chão. A fêmea põe de um a dois ovos brancos com pequenas manchas marrons. Os filhotes nascem após cerca de 40 dias de incubação e ficam no ninho entre 32 e 44 dias, até estarem prontos para voar. Os pais cuidam bem dos filhotes, trazendo comida e os protegendo.

Faça sua parte: para ajudar a conservar o gavião-pernilongo em nossa cidade, podemos preservar as áreas de vegetação nativa, especialmente as árvores grandes e as florestas de borda, que são os lugares onde ele prefere fazer seus ninhos. Além disso, é importante evitar desmatamentos, não provocar queimadas e reduzir o uso de pesticidas, que podem prejudicar as presas que ele caça.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)