Primeiros socorros
Projeto Brigada Mirim ensina primeiros socorros para as crianças da Pastoral do Menor
Cerca de 70 crianças participaram do treinamento
Com as férias escolares, o tempo maior das crianças em casa pode aumentar o risco de acidentes domésticos. Pensando nisso, o Bandeiras Empresarial e o Projeto Brigada Mirim realizaram, no dia 13 de novembro, um treinamento especial para 70 crianças, de 8 a 13 anos, atendidas pela Pastoral do Menor de Sorocaba. A atividade ensinou de forma divertida e prática como prevenir incêndios e acidentes.
Com olhinhos curiosos, os “pequenos brigadistas” se transformaram em grandes heróis durante as ações lideradas pelo bombeiro instrutor Renato Firmino. As crianças participaram de simulações de emergência, aprenderam noções básicas de primeiros socorros, o que fazer nos casos de engasgamento e queimaduras, experimentaram a sensação de estar numa viatura e até acionaram a sirene.
O treinamento não só promoveu aprendizado, mas também despertou o interesse dos pequenos em cuidar da própria segurança e ajudar a proteger suas famílias. Uma iniciativa que uniu diversão e responsabilidade!
Equipado com capacete, óculos e luvas de bombeiro, Leandro Gabriel B. Antunes, de 10 anos, aprendeu o passo a passo do que deve fazer para apagar o fogo e desligar o botijão de gás em casos de vazamento e também qual o local ideal que o botijão deve ficar, sempre em área aberta. Ensinamentos que vai guardar para toda a vida e para o futuro na profissão, pois ele quer ser bombeiro. “Guardo comigo tudo que aprendi neste treinamento. Aprendi sobre salvar vidas, ajudar pessoas e como devemos nos portar em situações de perigo”, contou o entusiasmado Leandro.
Lavínia Santos, 10 anos, já decidiu o que quer estudar no futuro e o treinamento do projeto Brigada Mirim já lhe proporcionou os primeiros ensinamentos para a carreira de médica. “Foi uma experiência incrível, aprendi sobre primeiros socorros, atendimentos e trabalho em equipe, foi muito legal, vou guardar no meu coração todo aprendizado”, falou a jovem.
“Foi incrível aprender como apagar o fogo, sem medo e com segurança. Aprendemos sobre primeiros socorros, como prestar atendimento às pessoas, andamos na viatura, um dia bem legal”, contou a aluna Letycia Bianka, de 9 anos.
De acordo com o instrutor Renato Firmino, ações que auxiliam a prevenir acidentes são a melhor forma de garantir a segurança das crianças. “Nos 24 anos trabalhando em emergências, notei a importância de ensinar primeiros socorros e prevenção de acidentes para as crianças. Foram inúmeros atendimentos de engasgamento e queimaduras, e muitos deles poderiam ter sido evitados”, comenta.
“Acredito que, ao orientarmos as crianças, transformamos elas em multiplicadoras desse conhecimento, levando as informações para os pais, amigos e ajudando a diminuir cada vez mais os riscos de acidentes domésticos”, comenta o bombeiro.
Ao final do treinamento, as crianças receberam um certificado do projeto Brigada Mirim.
Galeria
Confira a galeria de fotos