Chorão
Nome popular: Chorão
Nome científico: Sporophila leucoptera (Vieillot, 1817)
Olá, amiguinho! Hoje vamos conhecer uma ave muito especial chamada chorão. Olha só o tamanho do bico dela! O que será que ela come? Vamos descobrir mais sobre essa espécie?
Observe a foto! O chorão é uma ave pequena e elegante. O macho tem uma cabeça cinza escura, com uma garganta branca bem destacada. Já a fêmea tem um tom marrom claro. Eles possuem um bico curto e forte, ideal para quebrar sementes.
Gosta de viver perto de água, como rios e lagos, em áreas com arbustos e capinzais. É comum encontrá-lo em áreas agrícolas e jardins, onde busca alimento e abrigo. Essas aves se alimentam, principalmente, de sementes, mas também gostam de pequenos insetos. Preferem sementes de gramíneas e outras plantas que encontram em seus habitats.
Os chorões constroem seus ninhos em formato de tigela, usando capim seco, folhas e outros materiais vegetais. O interior do ninho é macio, forrado com algodão-de-seda. Eles geralmente fazem seus ninhos em arbustos ou árvores baixas, bem escondidos entre a vegetação. A mamãe chorão põe dois ovinhos brancos com manchas escuras e cuida da incubação sozinha, mas o papai ajuda a alimentar os filhotes quando eles nascem. Os ovos são pequenos e têm a cor esbranquiçada com manchas marrons. A incubação dura cerca de 15 dias.
Faça sua parte: Para ajudar a conservar os chorões em nossa cidade, podemos ensinar as pessoas a cuidarem de campos alagados e brejos. Também é importante evitar o uso de pesticidas, que podem prejudicar os chorões e suas fontes de alimento. Vamos cuidar do nosso ambiente para que essas aves continuem a nos encantar com sua presença!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)