Cardeal-do-nordeste
Olá, detetive da natureza! Hoje vamos falar sobre uma ave muito famosa do nosso nordeste: o cardeal-do-nordeste. Devem estar se perguntando, se é cardeal-do-nordeste, o que está fazendo em Sorocaba? Vamos descobrir e aprender mais sobre esse incrível pássaro?
Observe a foto! O cardeal-do-nordeste tem a cabeça vermelha intensa e brilhante, em formato de capuz, que se estende até o peito. A nuca e o ventre são brancos e as costas (dorso) cinza claro com partes da asa e corpo anegradas. O nome cardeal é pelo fato de seu capuz se assemelhar aos usados pelos cardeais da igreja católica (vermelho e branco). Possui cerca de 15 centímetros de comprimento.
Gosta de viver em campos abertos, matas de beira de rio e áreas próximas de água e podem ser encontrados em lavouras e até mesmo em cidades. Alimenta-se, principalmente, de sementes, mas também pode comer frutas e insetos.
O cardeal-do-nordeste constrói seu ninho com materiais simples e encontrados na natureza, como gravetos, folhas secas e capim. Ele escolhe galhos de arbustos ou árvores de altura média para fazer seus ninhos, em forma de tigela rasa, onde a fêmea bota de dois a quatro ovos.
Os ovos são brancos com manchas escuras. A mãe pássaro cuida dos ovos por, aproximadamente, 15 dias, até que os filhotinhos nasçam. Depois, os filhotes ficam mais ou menos duas semanas no ninho, sendo alimentados e cuidados pelos pais, que se revezam para garantir que eles cresçam saudáveis e fortes!
Sabe por que o cardeal-do-nordeste veio morar em nossa cidade? Eles foram levados para outras regiões do Brasil por causa do interesse das pessoas em criar esses passarinhos em gaiolas, por serem tão bonitos e cantarem bem. Muitas dessas aves acabaram fugindo ou sendo soltas, e algumas conseguiram sobreviver nas novas regiões, como em nossa cidade. É como se fosse um imigrante vindo para outras terras e acabaram gostando e ficando, não é o máximo?
Faça sua parte: podemos ajudar o cardeal-do-nordeste a permanecer em nossa cidade. Em primeiro lugar, não devemos capturar ou manter esses pássaros em gaiolas. Eles são animais livres e devem viver em seus habitats naturais. Então, precisamos ensinar as pessoas a mantê-los na natureza. Além disso, podemos plantar árvores e proteger as áreas de matas e rios, que fornecem abrigo e alimentos a eles.
Nome popular: Cardeal-do-nordeste
Nome científico: Paroaria dominicana (Linnaeus, 1758)
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)