Sibipiruna

Por Cruzeiro do Sul

Uma linda sibipiruna em nossa cidade

Nome científico: Cenostigma pluviosum
Família: Fabaceae

Em outubro a nossa cidade ficou ainda mais bela, graças às flores amarelas de uma árvore muito especial e abundante em nossa região. Você já ouviu falar da sibipiruna?

A sibipiruna é uma árvore nativa da Mata Atlântica. Ela floresce entre setembro e outubro, enfeitando a cidade com flores amarelas que duram mais de um mês!

A sibipiruna pode atingir de 10 a 25 metros. Ela possui folhas compostas, ou seja, uma única folha é formada por pequenos e inúmeros folíolos, que são subdivisões da folha. Não é difícil de reconhecê-la na cidade. Além dessas características, a sibipiruna possui um tronco acinzentado que fica com aspecto escamoso ao longo do tempo.

Uma curiosidade interessante é que a sibipiruna tem semelhanças com o famoso pau-brasil. A flor do pau-brasil possui uma mancha vermelha enquanto a sibipiruna é toda amarela. Elas são muito parecidas pois pertencem à mesma família botânica, a família das Fabaceas.

Com o tempo, as flores amarelas dão lugar aos frutos. Os frutos dessa árvore possuem forma de vagem e guardam de três a cinco sementinhas achatadas e de cor bege.

Além de ser bonita, a sibipiruna, assim como todas as árvores, faz muito bem para o meio ambiente. Suas raízes ajudam a controlar a água da chuva, reduzindo enchentes, pois melhoram a infiltração da água no solo. Ela também absorve gás carbônico, contribuindo para a limpeza do ar e ajudando a equilibrar o clima. Além disso, quem nunca sentiu um alívio ao se deparar com uma bela sombra em um dia quente de verão?

Se você tiver a chance de ver uma sibipiruna em flor, aproveite!

Fonte: Camila Paula Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba